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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O trabalho do(a) diretor(a) na educação infantil no processo de implementação do projeto político-pedagógico da/na escola
Title Alternative: The work of the director in early childhood education in the process of implementing the political-pedagogical project of the school
Author: Oliveira, João Severino de, 1965-
Advisor: Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
Abstract: Resumo: A pesquisa analisa o trabalho da gestão escolar, em especial do/da diretor(a) ¿ como membro integrante da equipe gestora ¿ no processo de implementação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em instituições de educação infantil públicas apontadas como "progressistas" no contexto da Rede Municipal de Campinas-SP. Através da Abordagem Qualitativa de Pesquisa, realização de pesquisa bibliográfica e documental, estudo de três casos, bem como realização de entrevistas semiestruturadas, o estudo problematizou o "lugar" do diretor na educação infantil, pela via do seu trabalho, no processo de implementação do PPP. Apesar das legislações brasileiras que subsidiam as políticas de educação no país (CF 88; LDB9394/96; Lei 8069/90; Lei 13005/14 etc.) preverem a gestão democrático-participativa da escola pública, o estudo sinaliza que, no contexto do Brasil, há uma forte tendência à implementação de políticas via processos arbitrários e voltados a favorecer grupos de interesses que integram a respectiva sociedade, que supervalorizam os ideais mercadológicos que vêm marcando os rumos das políticas "públicas/privatistas"; bem como o conjunto das políticas sociais via diminuição ou destituição de direitos conquistados. A pesquisa procedeu a partir da análise dos PPP, do estudo de casos e entrevistas com duas diretoras e um diretor de três instituições indicadas pelo Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (NAED ¿ SUL) do município de Campinas-SP. Tanto a literatura, quanto os dados coletados apontam que os PPP são instituídos em meio a situações-limites e contradições quanto à participação dos sujeitos internos e externos no processo, contudo, atenta-se no protagonismo dos dirigentes na elaboração do documento. Assim sendo, constata que o entendimento do trabalho da direção escolar na EI resulta das relações sociais amplas, que se dá, contraditoriamente, tanto para a transformação, quanto à manutenção social por essas relações

Abstract: The research analyzes the work of school management, especially the director - as an integral member of the management team - in the process of implementing the Political-Pedagogical Project (PPP) in public early childhood education institutions identified as "progressive" in the context of the Municipal Network of Campinas-SP. Through the Qualitative Research Approach, bibliographical and documentary research, three case studies, as well as semi-structured interviews, the study problematized the director's place in early childhood education, by the way of his work, in the process of implementing the PPP. Despite the Brazilian legislation that subsidizes education policies in the country (CF 88, LDB9394 / 96, Law 8069/90, Law 13005/14 etc.) provide for the democratic-participative management of the public school, the study indicates that, in the context of Brazil, there is a strong tendency towards the implementation of policies through arbitrary processes and aimed at favoring interest groups that integrate the respective society, which overvalue the market ideals that have been marking the direction of "public / privatist" policies; as well as the set of social policies through the reduction or dismissal of rights won. The research proceeded from the analysis of PPPs, the case study and interviews with two directors and a director of three institutions indicated by the Center for Decentralized Educational Action (NAED - SUL) in the city of Campinas - SP. Both the literature and the data collected indicate that PPPs are instituted in the context of situations-limits and contradictions regarding the participation of internal and external subjects in the process, however, attention is paid to the role of the leaders in the elaboration of the document. Therefore, it is clear that the understanding of the work of school management in IE results from broad social relations, which occurs, contradictorily, both for transformation and social maintenance by these relationships
Subject: Projeto político-pedagógico
Diretores escolares
Educação de crianças
Gestão democrática
Gestão escolar
Equipe gestora
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, João Severino de. O trabalho do(a) diretor(a) na educação infantil no processo de implementação do projeto político-pedagógico da/na escola. 2017. 1 recurso online ( 224 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322452>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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