Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322351
Type: TESE DIGITAL
Title: O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal técnico-expressivo do ator
Title Alternative: mprovisation as a place of investigation and perception of the technical-expressive vocal work of the actor
Author: Silva, Clara Rocha da, 1985-
Advisor: Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a preparação vocal do ator e propor mais uma possibilidade prática para esse trabalho, por meio de exercícios improvisacionais. Busca-se abordar a voz no seu aspecto técnico-expressivo, associada ao corpo e pensamento, e observar se o ator, na medida que improvisa, aumenta a sua consciência vocal e potencializa a sua expressividade. Após revisão bibliográfica sobre o tema, discute-se sobre técnica e treinamento vocal, no intuito de compreender melhor esses termos e de realizar escolhas ¿ em relação a utilização deles ¿ de acordo com a prática proposta. Em seguida, o tema improvisação é discutido e apresentado como uma prática necessária ao ator e uma estratégia para trabalhar a sua voz de forma ampla, envolvendo recursos vocais, corporeidade e pensamento, associados. Então, é proposta uma estratégia de trabalho vocal na qual os alunos devem improvisar fragmentos de texto a partir das seguintes variações: quatro aspectos do som ¿ frequência, intensidade, duração e timbre; corporeidades ¿ tensões, vetores e planos; e pensamento ¿ criação de situações e subtexto. A atividade sempre é seguida de discussão sobre as descobertas, dificuldades e percepções ¿ minhas e dos alunos ¿ a partir do que se vivencia em sala de aula. A improvisação possibilita aos alunos experimentar, descobrir e perceber suas vozes, por diferentes caminhos, em relação ao uso mais consciente dos recursos vocais e ao uso da voz associada ao corpo e pensamento. Por meio da prática vivenciada em sala de aula é possível relacionar improvisação, técnica e expressão da voz, com o intuito de potencializar a expressividade dos alunos

Abstract: The goal of this research is to reflect upon vocal preparation of actors and to offer another practical possibility for this task through improvisational exercises. Voice is to be studied in a technical-expressive aspect, associated to body and thinking to observe if the actor improves vocal awareness and expressiveness. Following a literature review, technical and vocal training is discussed to better understand these terms and to make choices based on the proposed practice. Afterwards, the theme of improvisation is discussed and presented to the actor as a necessary practice and strategy to work on their voice more broadly, associating vocal resources, corporeity and thought. Then, a vocal work strategy is proposed in which students should improvise text fragments from the following variations: four aspects of sound ¿ frequency, intensity, duration and timbre; corporeities ¿ tensions, vectors and planes; and thinking ¿ situation creation and subtext. The activity is always followed by a discussion about their discoveries, difficulties and perceptions ¿ of myself and of students ¿ about the experience in class. Improvisation allows students to experiment, discover and perceive their own voices in different ways, with a more conscious use of their vocal resources and the use of voice in association with body and thinking. Throughout such practice in class it is possible to relate improvisation, technique and voice expression, in order to enhance the expressiveness of the students
Subject: Voz
Teatro
Expressão
Expressividade
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_ClaraRochaDa_M.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.