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Type: TESE DIGITAL
Title: A criatividade e a fabricação digital = Digital manufacturing and creativity
Title Alternative: Digital manufacturing and creativity
Author: Garotti, Flavio Valverde, 1972-
Advisor: Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho procura problematizar uma experiência didática realizada com alunos do segundo ano do curso de graduação em Design, nos anos de 2014 e 2015, oriunda de atividades interdisciplinares, que integraram conteúdos de três das disciplinas componentes da grade curricular do curso, em um projeto único. Nesse projeto, além das tradicionais etapas de concepção, desenho, desenho de projeto, modelagem e confecção do modelo, foram acrescentadas ferramentas tecnológicas para fabricação digital e modelo impresso em impressora 3D. O objetivo foi a incorporação de novos modelos de fabricação de forma a possibilitar um amplo aprendizado e fornecimento de mais recursos criativos aos alunos em seu processo de expressão artística. As disciplinas apresentaram um conteúdo programático calcado na criação, ao mesmo tempo em que foram incorporados conceitos e práticas relacionadas ao uso de softwares de modelagem tridimensional. O objetivo das atividades interdisciplinares era que as novas tecnologias de modelagem digital e impressão 3D fossem incorporadas às atividades de projeto e não apresentadas isoladamente. Como ferramentas a serem exploradas em suas especificidades e levadas ao limite, a partir de projetos concebidos e executados também pelos meios tradicionais e artesanais de produção, foi elaborado um plano pedagógico que criou um fluxo de trabalho dando forma à livre expressão artística

Abstract: his study aims to analyse the learning experience of second year students of Bachelor in Design between 2014 and 2015. This experience comprises the interdisciplinary activities which integrated the content of three different disciplines, components of the course curriculum, into one single project. In this project, besides the traditional steps of conception, drawing, project design, modeling, and design of the model, other technological tools were added in order to manufacture the model digitally, and also print it in a 3D printer. The goal was to incorporate new models of manufacturing, making it possible a broad learning and also supplying more creative resources to students in their process of artistic expression. The disciplines presented a programme based on creation, in which the concepts and practises relate to the use of softwares of three dimensional modeling were incorporated. The interdisciplinary activities main goal was to incorporate the new digital modeling technologies and 3D printing to the project activities, and not isolate them into single presentations. These are tools to be explored in their singularities and taken to their limit by projects conceived and executed by the traditional and artisanal means of production. Therefore, a pedagogical path was elaborated, creating a workflow that creates form to the free artistic expression
Subject: Arte digital
Modelagem
Criatividade
Processos de fabricação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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