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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Rafael de Brito Dias, Rosalba Casas Guerreropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 270 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleCiencia, tecnología e innovación para la inclusión social. De la discusión teórica a las experiencias de políticas públicas en América Latina = Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social. Da discussão teórica as experiências de políticas públicas na América Latinapt_BR
dc.title.alternativeCiência, tecnologia e inovação para a inclusão social. Da discussão teórica as experiências de políticas públicas na América Latinapt_BR
dc.contributor.authorArancibia Gutierrez, Eliana Alejandra, 1976-pt_BR
dc.contributor.advisorDias, Rafael de Brito, 1982-pt_BR
dc.contributor.coadvisorCasas Guerrero, Rosalbapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPolitica científica - América Latinapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAnálise de políticapt_BR
dc.subject.otherlanguageScience and technology - Latin Americaen
dc.subject.otherlanguageSocial inclusionen
dc.subject.otherlanguagePolicy analysisen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo examinar o processo de configuração de um novo campo problemático para as relações ciência, tecnologia e sociedade a partir da primeira década de 2000, o qual face à persistente desigualdade e pobreza na América Latina, procura compreender como as atividades científicas, tecnológicas e de inovação podem contribuir diretamente a reverter tais fenômenos, gerando inclusão social. Essas preocupações são também mobilizadas pela inconformidade de alguns setores acadêmicos, governamentais e sociais com a orientação que a CTI tem recebido com a implantação do modelo neoliberal na região e que vincula essas atividades, sobretudo, com as exigências de produtividade, competitividade e crescimento econômico. Assim, a configuração do campo, ao qual denominamos ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social, tem se expressado tanto no plano da discussão teórica¿que envolve enfoques do âmbito ciência, tecnologia e sociedade (CTS), estudos da inovação e a visão dos organismos internacionais¿quanto na esfera das políticas de ciência, tecnologia e inovação (PCTI). Isso relaciona-se com a ascensão de governos de esquerda e centro esquerda em alguns países da região ¿entre eles Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador¿ os quais chegam propondo transformações que outorgam grande protagonismo ao tema da inclusão social e a desigualdade. Tais aspirações tocam também à PCTI desses países, onde verifica-se a incorporação destas problemáticas na agenda e a criação de instrumentos específicos para sua atenção. Esta pesquisa analisa os processos que envolvem ambas as dimensões da questão, se apoiando, por uma parte, no referencial teórico-analítico dos estudos CTS, particularmente, nas ideias produzidas na região latino-americana a partir de 1960; por outra parte, emprega-se o Analise de Política (Policy Analise), abordagem que permite apreciar os processos de elaboração das politicas para compreender a complexidade inerentes à tomada de decisão publica. Desta forma, descreve-se a heterogeneidade das propostas que abrange o campo, identificando as principais convergências e desajustes existentes; igualmente, são analisadas as limitações e possibilidades que elas encerram para construir um novo paradigma de PCTI, baseado no principio de que a sociedade toda tem direito a participar e se beneficiar dos avanços e logros do conhecimento cientifico e tecnológicopt
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to examine the configuration process of a new problematic field occurring at the interphase between science, technology and society (STS) along the first decade of the year 2000 while facing the persistent inequality and poverty in Latin America. Its purpose is to understand how science, technology and innovation activities can contribute directly into reverting such phenomena and generate social inclusion. These interests are also motivated by concerns in some academic, government and social sectors, since the implementation of the neoliberal model in the Latin American region, which links them with productivity, competitiveness and economic growth demands. Thus, the configuration of the field which we define as science, technology and innovation for social inclusion, has been used as such in the theoretical discussion -including certain areas of STS studies involving the vision of international organizations- as well as a subset in the science, technology and innovation policies (STIP) domain. This subject is related to the rise of left wing or center-left governments in some of the countries in the region -such as Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguay, Bolivia and Ecuador- which propose transformations that bring great attention to the subject of social inclusion and the fight against inequality. Such aims are a part of the STIP in these countries, verifying the incorporation of these problems in their agenda and the creation of specific instruments for its attention. This research analyses the process that involves both dimensions of the subject. On one hand backed by the theoretical-analytical studies of STS, particularly the ideas produced on the Latin American region; and on the other side, turning to the Policy Analysis which allows to go into the process of the public policy design in order to be able to understand the inherent complexity of the decision making process. Along these lines we describe the heterogenous proposals that occur on the field, identifying the most important convergences and unsuitabilities that exist; and analysing the limitations and possibilities that are within the construction on a new STIP paradigm, based on the principle that every society has the right to participate and be benefited from the scientific and technologic knowledge achievements and goalsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationARANCIBIA GUTIERREZ, Eliana Alejandra. Ciencia, tecnología e innovación para la inclusión social. De la discusión teórica a las experiencias de políticas públicas en América Latina = Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social. Da discussão teórica as experiências de políticas públicas na América Latina. 2017. 1 recurso online ( 270 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322325>. Acesso em: 1 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePolitica Cientifica e Tecnologicapt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Política Científica e Tecnológicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCorazza, Rosana Icassattipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCastillo, Noela Invernizzipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDagnino, Renato Peixotopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDavyt Garcia, Amilcarpt_BR
dc.date.defense2017-03-06T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber141174/2012-9pt_BR
dc.date.available2018-09-01T13:34:16Z-
dc.date.accessioned2018-09-01T13:34:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-01T13:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gutierrez_ElianaAlejandraArancibia_D.pdf: 2277181 bytes, checksum: c8c53ad1770121b2ad05fc58bca327b6 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322325-
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
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