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Type: TESE DIGITAL
Title: Como Campinas saiu dos trilhos? : a tecnologia do transporte público e o planejamento urbano, um estudo sobre o discurso da modernidade, do progresso e a participação social  
Title Alternative: How did Campinas get off the rails? : the tecnology of public transport and the urban planning, a study about the discourse of modernity, progress and social participation  
Author: Caria, Gilberney Cesar Campos, 1974-
Advisor: Dias, Cristiane Pereira, 1974-
Abstract: Resumo: Esta dissertação busca analisar as mudanças das tecnologias do transporte público em Campinas no decorrer de sua história e sua vinculação ao discurso constitutivo da modernidade e do progresso. Utilizando do dispositivo teórico e metodológico da Análise de Discurso e da narrativa jornalística, a pesquisa tenta expor as relações sociais e políticas apagadas ou silenciadas pelo discurso administrativo da mobilidade urbana. As vozes do planejamento urbano, dos movimentos sociais, do ferroviarismo e do rodoviarismo atravessam o discurso da cidade, revelando as dissonâncias e a disputa pelo espaço público e suas interferências na vida das pessoas. Nosso objetivo foi debater a imbricada relação entre ciência, tecnologia e sociedade e se o conhecimento por parte da população de seus discursos, por meio da divulgação científica, pode transformar a cidade. A partir da leitura de livros, dissertações e teses sobre a história do transporte público de Campinas e seu desenvolvimento urbano, além da análise de documentos oficiais, apontamos os pilares onde estão sustentados os discursos do progresso e do moderno na cidade e de como a população tem sido colocada à parte dos debates das políticas públicas de mobilidade urbana, gerando um consenso fora do real, silenciando vozes divergentes, apagando a política. Com o Estatuto das Cidades e as exigências de participação social da Política Nacional de Mobilidade Urbana, cresce a expectativa de ampliação da influência da população nos assuntos políticos da cidade, principalmente devido à necessidade de se elaborar os planos municipais de mobilidade urbana. Concluímos ser de fundamental importância ampliar e melhorar os canais de comunicação que aproximem e facilitem a aproximação da comunidade com o conhecimento sobre ciências, tecnologias e políticas públicas. Talvez sabendo mais sobre os impactos destes sobre a vida cotidiana nas cidades e de como estes discursos são formados, circulam e influenciam as decisões políticas e a opinião pública, surjam vozes divergentes e seja possível gerar participação social mais assertiva no debate

Abstract: This dissertation seeks to analyze the changes in public transport Technologies in the course of the history of the countryside and its linkage to the constitutive discourse of modernity and progress. Using the methodological tools of discourse analysis and journalistic narrative, the research tries to expose the social and political relations erase or silenced by the administrative discourse of urban mobility. The voices of urban planning, social movements, railroads and roadways go through the discourse of the city, revealing dissonances and the dispute over the public space and its interference in people¿s lives. Our objective was to discuss the interwined relationship between science, technology and governance ad whether the knowledge of the population of its ideologies can transform society. From the reading of books, dissertations and theses on the history of public transport in Campinas and its urban development, besides the analysis of official documents, we point out the pillars where the discourses of progress and the modern in the city are sustained and how the population has been put aside from the debates of public policies of urban mobility, generating a consensus outside the real, silencing dissenting voices, erasing policy. With the Statute of Cities and the social participation requirements of the National Urban Mobility Policy, there is a growing expectation that the population's influence in the political affairs of the city will increase, mainly due to the need to elaborate municipal urban mobility plans. We conclude that it is of fundamental importance to broaden and improve the communication channels that approach and facilitate the approximation of the community with knowledge about sciences, technologies and public policies. Perhaps knowing more about their impact on everyday life in cities and how these discourses are formed circulates and influences political decisions and public opinion, divergents voices and enables more assertive social participation in the debate
Subject: Transporte urbano - Campinas (SP)
Política de transporte urbano - Campinas (SP)
Planejamento urbano - Campinas (SP)
Transportes e tecnologia
Análise do discurso
Divulgação científica
Comunicação de massa e opinião pública
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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