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Type: TESE DIGITAL
Title: As políticas de educação do Serviço Sanitário de São Paulo entre a República Velha e o Estado Novo
Title Alternative: The education policies from the Sanitary Service of São Paulo between the Old Republic and the New State
Author: Soares, Márcia Guedes, 1969-
Advisor: Paulilo, André Luiz, 1975-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem foco nas políticas de educação voltadas para a infância depreendidas do Serviço Sanitário de São Paulo após a reforma de 1931. Na reforma de 1925, a educação sanitária foi instituída como estratégia de resolução dos problemas de saúde pública, com a implantação da Inspetoria de Educação Sanitária e Centros de Saúde. Nessa mesma reforma, foram introduzidos novos agentes, dentre eles as educadoras sanitárias formadas no Instituto de Higiene. Na primeira turma deste curso, formou-se Maria Antonietta de Castro. Com a reforma de 1931, a Inspetoria de Educação Sanitária e Higiene Escolar foi extinta e os serviços de higiene voltados para a infância foram especializados, sendo criadas a Inspetora de Higiene e Assistência à Infância e a Inspetora de Higiene Escolar e Educação Sanitária. Maria Antonietta foi central no desenvolvimento das políticas dessas duas inspetorias. Pouco antes da reforma de 1931, participou da criação da Cruzada Pró Infância, instituição que se tornou responsável pelo desenvolvimento de grande parte das políticas da Inspetora de Higiene e Assistência à Infância. Entre as práticas de educação e assistência voltadas para a primeira infância promovidas pela Cruzada, o foco desse trabalho recaiu sobre a instituição da Semana da Criança, que se desdobrava em diversas ações, sendo uma delas O Dia da Lactante, patrocinado por Maria Antonietta. Ligados a esse dia, as práticas que mais se destacaram foram o Concurso de Robustez Infantil e os cursos de puericultura. Em seu cargo oficial, Maria Antonietta chefiou as educadoras sanitárias escolares e junto delas desenvolveu práticas curativas e preventivas, de vigilância sanitária, assistência social, econômica e alimentar, trabalhos de colaboração, estudos e pesquisa, cursos práticos, estágios, contribuições, colaborações e ações educativas propriamente ditas. Tanto na Inspetoria de Higiene e Assistência à Infância quanto na Inspetoria de Higiene Escolar e Educação Sanitária, Maria Antonietta reproduziu o discurso higienista difundido no Instituto de Higiene de São Paulo, que preconizava a inculcação de hábitos para a formação da consciência. A análise das práticas relacionadas às políticas de educação do Serviço Sanitário entre a República Velha e o Estado Novo permite ver apropriações de serviços anteriores e incorporação de serviços que estavam relacionados a instituições criadas na década de 1930

Abstract: This work focuses on the education policies aimed at children from the Sanitary Service of São Paulo after the reform of 1931. In the reform of 1925, health education was instituted as a strategy to solve public health problems, with the establishment of the Inspectorate. In the same reform, new agents were introduced, among them the sanitary educators trained in the Institute of Hygiene. In the first class of this course, Maria Antonietta de Castro was formed. With the reform of 1931, the Inspectorate of Sanitary Education and School Hygiene was extinguished and the services of hygiene directed to the childhood were specialized, being created the Inspectorate of Hygiene and Assistance to the Childhood and the Inspectorate of Hygiene School and Sanitary Education. Maria Antonietta was central to the development of the policies of these two inspectorates. Shortly before the reform of 1931, she participated in the creation of the Crusade for Childhood, an institution that became responsible for the development of most of the policies of the Inspectorate of Hygiene and Child Care. Among the practices of early childhood education and assistance promoted by the Crusade, the focus of this work was on the institution of the Children's Week, which was unfolded in several actions, one of them being the Lactating Day, sponsored by Maria Antonietta. Linked to this day, the practices that stood out most were the Children's Robustness Contest and the childcare courses. In her official position, Maria Antonietta headed the sanitary educators school and developed them with curative and preventive practices, sanitary surveillance, social, economic and food assistance, collaboration, studies and research, practical courses, internships, contributions, collaborations and education actions. Both in the Inspectorate of Hygiene and Child Care and in the Inspectorate of School Hygiene and Health Education, Maria Antonietta reproduced the hygienist discourse distributed at the Institute of Hygiene of São Paulo, which advocated the inculcation of habits for the formation of conscience. The analysis of practices related to the education policies of the Health Service between the Old Republic and the New State allows us to see appropriations of previous services and incorporation of services that were related to institutions created in the 1930s
Subject: Política de educação
Educação e saude
Serviço Sanitário de São Paulo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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