Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322262
Type: TESE DIGITAL
Title: Estudo sobre os componentes do IDESP na cidade de Guarulhos
Title Alternative: Study on the components of IDESP in the city of Guarulhos
Author: Cunha, César Carlos Camelo da, 1988-
Advisor: González-López, Verónica Andrea, 1970-
Abstract: Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar variáveis que compõem o indicador da qualidade de educação do estado de São Paulo (IDESP) na cidade de Guarulhos. A principal justificativa para esse trabalho é de visualizar ano a ano os resultados das escolas sem real evolução, repetindo os mesmos resultados alcançados em outras edições. O questionamento central é de que pode existir certa manipulação em uma dessas variáveis para implicar em melhores resultados. Após um breve resumo sobre a implementação do sistema de avaliação em larga escala no Brasil, apresentamos a composição do IDESP e a distribuição de seus resultados na cidade de Guarulhos nos anos de 2.013, 2.014 e 2.015, bem como os principais valores descritivos de cada ano junto a uma análise de seus resultados que serão em seguida validadas através do teste de correlação de Spearman. Para uma melhor compreensão sobre a dependência entre os componentes que compõem o IDESP adotamos a modelagem entre um determinado componente do IDESP, que é um indicativo de mal desempenho escolar, e a taxa de reprovação, utilizando a cópula Secções Cúbicas Assimétricas (ACS) para descrever a dependência, onde podemos comprovar diferentes comportamentos na relação de dependência para o ensino fundamental e médio entre os anos. Entre as conclusões damos destaque à falta de coerência percebida na dependência entre dois componentes do IDESP que por uma visão simplista deveriam ser concordantes, mas apresentam resultados que destoam do esperado

Abstract: The goal of this research is to analyze variables that compose the indicator of the quality of education of the state of São Paulo (IDESP) in the city of Guarulhos. The main justification for this work is to visualize year after year the results of schools without achieving a real evolution, repeating the same results achieved in other editions. After a brief summary on the implementation of the large-scale evaluation system in Brazil, we present the composition of IDESP and the distribution of its results in the city of Guarulhos in the years of 2013, 2014 and 2015, as well as the main descriptive values of each year together with an analysis of its results, which will then be validated through the Spearman correlation test. For a better understanding of the dependence between the components that compose the IDESP adopted the modeling between a certain component of the IDESP, which is an indicative of poor school performance and the rate of reprobation using the Asymmetric Cubic Sections (ACS) family of Copulas describe the dependence, we can verify different types of dependences. Among the most outstanding conclusions, we see that the results show that the dependence found is not always reasonable, so we suspect that there is some kind of interference in the construction of these variables
Subject: Indicadores educacionais
Indicadores de qualidade em educação
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
Amostragem (Estatística)
Correlação (Estatística)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cunha_CesarCarlosCameloDa_M.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.