Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322218
Type: TESE
Title: A estética da infância no cinema : poéticas e culturas infantis
Title Alternative: The aesthetics of childhood on cinema : poetics and child culture
Author: Silva, Adriana Alves da, 1975-
Advisor: Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Abstract: Resumo: A presente tese de doutorado apresenta os frutos de um processo de pesquisa e criação, buscando articular artes e ciências humanas. Em seu prólogo expõe brevemente o processo de construção do trabalho, destaca os capítulos, suas imagens, emaranhando as trajetórias da pesquisa e a minha de pesquisadora. A tese está dividida em dois momentos, o primeiro que situa a pesquisa a partir da busca de um entrelaçamento de tempos distintos e complementares de minha trajetória pessoal e acadêmica, no intuito de construir uma linguagem autoral que me permitiu criar uma exposição, na qual a forma e o conteúdo do meu tema: a estética da infância e a produção das culturas infantis vão sendo experimentadas entre a descrição narrativa, análise fílmica e as articulações teóricas e literárias. No segundo momento proponho algumas reflexões sobre o cinema como linguagem audiovisual que permite pensar, criar e construir possibilidades estéticas de uma infância, enquanto tempo a ser inventado e construído na interface das experiências históricas do passado, do presente e do futuro, ou seja, cinemas e infâncias no plural, na diversidade e multiplicidade de pontos de vista. Entre os textos, abri interstícios visuais para potencializar as imagens que estão nas linhas e entrelinhas do texto escrito. Muitos filmes foram evocados durante a pesquisa, como referências iniciais, busquei as relações entre infância, cinema e memória das Ditaduras Militares no Brasil e na América Latina, trazendo reflexões acerca de "A História Oficial" e "Infância Clandestina" (Argentina, 1985 e 2012 respectivamente), "Machuca" (Chile-Espanha, 2004), "A Culpa é do Fidel" (França, 2006), "O Labirinto do Fauno" e "A Espinha do Diabo" (Espanha-México, 2006, 2001 respectivamente) e "O ano em que meus pais saíram de férias" (Brasil, 2006); somando a estes no percurso, busquei a "criança estrangeira" em "Abril Despedaçado" (2001) e "Mutum"(2006), ambos produções brasileiras. Neste caleidoscópio de imagens e palavras, buscando construir uma metodologia antropofágica e alquímica, entre outros trago como referências Walter Benjamim, Pier Paolo Pasolini, Andrei Tarkoviski, Fredric Jameson, Leandro Konder, Milton de Almeida. Crianças e infâncias no neo realismo do cinema italiano de Roberto Rosselini à pedagogia da infância e da maravilha de Loris Malaguzzi. Encerro com um epílogo-experimento criativo, um desvio final para alimentar o pensamento a cerca da totalidade desta tese e seu percurso metodológico de pesquisa e criação em educação, elegendo o cinema de autor, político, de poesia como referência. Cinema que constroi e descontroi infâncias, através de filmes para as crianças, filmes das crianças e com as crianças. Em todas as frentes a perspectiva foi e é de contribuir no processo histórico no presente, com as crianças e as culturas infantis que alimentam nossos sonhos e utopias de uma educação emancipatória, trangressora e libertária

Abstract: This PhD thesis presents the results of a research and creation process that aimed to combine art and human science. In its prologue it briefly describes the work building process, highlights the chapters and its images, combining both the research and the researcher¿s pathway. The thesis is divided into two stages, the first one depicts the research from the standpoint of the combination of distinct and complementary times of my personal and academic trajectory, in order to build an authorial language that allowed me to create an exhibition in which form and content of my research theme the childhood aesthetics and the production of child culture ,are experimented amongst narration description, film analysis as well as literature and theoretical articulations. As a second step I propose some reflections about the cinematography as audiovisual language that allows thinking, creating and constructing aesthetic possibilities of a childhood, as a time to be invented and constructed on the interfaces of historical experiences of the past, present and future, in other words, cinematography and childhood in the plural, diversity and multiplicity of points of view. In between the texts, I opened visual interstices to enhance the images that are in the lines or between the lines of the written text. Many movies were evoked during the research, for initial references I examined the relationship between childhoods, cinematography and memories of the Military Dictatorship in Brazil and in Latin America, bringing up reflections around "A História Oficial" and "Infância Clandestina" (Argentina, 1985 and 2012 respectvely), "Machuca" (Chile-Spain, 2004), "A Culpa é do Fidel" (France, 2006), "O Labirinto do Fauno" e "A Espinha do Diabo" (Spain-Mexico, 2006, 2001 respectvely) and "O ano em que meus pais saíram de férias" (Brazil, 2006), adding to this route, I looked for "foreign children" in "Abril Despedaçado" (2001) and "Mutum"(2006), both Brazilian productions. In this kaleidoscope of images and words, seeking to build an anthropophagic and alchemical methodology, amongst others I bring as references names like Walter Benjamim, Pier Paolo Pasolini, Andrei Tarkoviski, Fredric Jameson, Leandro Konder, Milton de Almeida. From children and childhood in the neo realism of the Italian cinema by Roberto Rosselini to pedagogy of childhood and the wonder, by Loris Malaguzzi. I close with a creative epilogue-experiment, a final challenge to feed our thoughts around the totality of this thesis and its methodological pathway of researching a creation in education, selecting the political, poetic auteur cinema, as reference. Cinematography can construct and deconstruct childhoods, through movies for children, from children, and with children. On all fronts, the prespective has been and is to contribute to the historical process in the present, with the children and child cultures that feed our dreams and utopias of a liberating, transgressive and free education
Subject: Infância
Cinema
Estética
Cultura infantil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_AdrianaAlvesda_D.pdf8.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.