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Type: TESE DIGITAL
Title: Lazer e educação física na primeira metade do século XX : um estudo de afinidades eletivas
Title Alternative: Leisure and physical education in the first half of the 20th century : a study of elective affinities
Author: Lima, Rafaela Peres Alves de, 1988
Advisor: Amaral, Silvia Cristina Franco, 1968-
Abstract: Resumo: A partir da leitura de duas obras de referência para os estudos do lazer, Sociologia empírica do lazer de Joffre Dumazedier (1974) e Psicosociología del tiempo libre de Frederic Munné (1980), foi possível perceber que os estudos sobre o tema emergiram primeiramente nas áreas das ciências humanas e da filosofia no século XX e se estabeleceram na área da sociologia nas décadas de 1920-30, especialmente nos EUA e na Europa. No contexto brasileiro, contudo, notamos a consolidação dos estudos do lazer dentro do campo da educação física, em que se concentram grande parte de pesquisadores, cursos de pós-graduação, eventos científicos e congressos. Sem desconsiderar seu caráter multidisciplinar, pretendemos compreender a trajetória particular dos estudos do lazer no Brasil, no que corresponde a sua vinculação ao campo da educação física. Assim, o problema da presente pesquisa consistiu em investigar a relação entre educação física e lazer, na primeira metade do século XX, por meio da análise das correspondências entre seus respectivos pensamentos, valendo-se do conceito teórico-metodológico de afinidades eletivas. Esse conceito, presente nos escritos de Max Weber e Michel Löwy, permitiu a percepção de convergências mútuas entre as duas áreas do conhecimento. Para desenvolver esse estudo, fizemos a análise de obras de Fernando de Azevedo, sobre o campo da educação física, e de Ethel Bauzer Medeiros, Nicanor Miranda e Arnaldo Süssekind, autores do lazer que alcançaram destaque no cenário nacional da época. Com a emergência de uma sociedade industrial moderna na primeira metade do século XX, surgiu no Brasil um projeto de construção nacional que demandava a formação do "novo homem brasileiro". Podemos perceber que as noções de controle social e de formação para o trabalho estavam presentes nessas concepções de indivíduo e de nação, e tanto o lazer quanto a educação física foram orientados para esse objetivo. A partir da análise das obras selecionadas, pudemos identificar duas categorias que constituíram os discursos das duas áreas: corporeidade e educação, perpassadas pela ideia de controle social e de formação para o trabalho, como orientadoras tanto na educação física, quanto no lazer e as chaves a partir das quais pudemos perceber as afinidades entres as duas áreas do conhecimento. Concluímos, portanto, que esses elementos apontam convergências entre o campo da educação física e os primeiros estudos do lazer. Essas categorias foram propagadas e articuladas dentro dos discursos da educação física e do lazer, indicando que as convergências entre os dois fenômenos são suficientes para compreender a aproximação e, posteriormente, a consolidação dos estudos do lazer no campo da educação física brasileira. Logo, a educação física e o lazer conformavam espaços e tempos privilegiados (seja dentro da escola, seja durante o tempo livre) para colocar tal mentalidade e projeto em prática

Abstract: From the reading of two reference works for the leisure studies, Joffre Dumazedier's Sociology of leisure (1974) and Frederic Munné's Psicosociología del tiempo libre (1980), it was possible to realize that studies on this subject first emerged in the area of Human sciences and in the area of philosophy in the twentieth century and established in the area of sociology in the 1920s and 1930s, especially in the USA and Europe. In the Brazilian context, however, we note the consolidation of leisure studies in the field of physical education, in which a large number of researchers, postgraduate courses, scientific events and congresses are concentrated. Without disregarding its multidisciplinary character, we intend to understand the specific trajectory of leisure studies in Brazil, in correspondence to the field of physical education. Therefore, the question of this research consists in investigate the relation between physical education and leisure, in the first half of the twentieth century, by analyzing the correspondences between their thoughts and using the theoretical-methodological concept of elective affinities. This concept, presented by Max Weber and developed by Michel Löwy, contributes for the perception of mutual convergences between the two knowledge areas. In order to develop this study, we analyzed the works of Fernando de Azevedo, about the field of physical education, and of Ethel Bauzer Medeiros, Nicanor Miranda and Arnaldo Süssekind, leisure authors that reached prominence in the national scene at that time. With the emergence of a modern industrial society in the first half of the twentieth century, a project of national construction arised in Brazil that required for a "new Brazilian man". We can notice that the notions of social control and education for work were present in these conceptions of individual and nation, and both leisure and physical education were oriented towards this goal. From the analysis of the selected works, we were able to identify two categories that constituted the discourses of the two areas: corporeity and education, permeated by the idea of social control and education for work, as guides in both physical education and leisure and the keys from which we could perceive the affinities between the two knowledge areas. We conclude, therefore, that these elements indicate to convergences between the field of physical education and the first leisure studies. These categories were propagated and articulated within the discourses of physical education and leisure, indicating that the convergences between the two phenomena are sufficient to understand the approximation and, later, the consolidation of leisure studies in the field of physical education in Brasil. Therefore, physical education and leisure constituted privileged places and times (whether inside the school or during free time) to put such a mentality and project into practice
Subject: Lazer
Educação física
Sociologia - Lazer
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

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