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Type: TESE DIGITAL
Title: Entre bombas e palavras = a resistência nas poéticas da Cia. Nova Dança 4 = Between bombs and words : the resistance in the poetics of Cia. Nova Dança 4
Title Alternative: Between bombs and words : the resistance in the poetics of Cia. Nova Dança 4
Author: Georg, Hariane Eva Serra, 1986-
Advisor: Geraldi, Sílvia Maria, 1964-
Abstract: Resumo: Tendo em vista a dança e suas ações de rupturas éticas e estéticas no ocidente, emergidas no decorrer dos anos de 1960/70, essa pesquisa chega com o objetivo de investigar os engajamentos exercidos diante das composições da cena contemporânea sob um dado recorte na cidade de São Paulo. A escolha para essa análise vem através da Cia. Nova Dança 4, dirigida por Cristiane Paoli Quito e Isabel Tica Lemos, e percorre a trajetória inicial dessa companhia e de suas diretoras sob o final dos anos de 1990. A investigação se elabora a partir das análises de dois espetáculos: Acordei Pensando em Bombas... (1999) e Palavra, a poética do movimento (2002). Os dois trabalhos trazem, no limiar e na transição de uma obra para outra, posturas assumidas diante de preceitos até então determinantes nos modos de um pensar/fazer da dança desse dado momento. A abordagem metodológica se desenvolveu por meio de entrevistas abertas e depoimentos das duas diretoras, além de materiais e registros concedidos pelas mesmas como vídeos, fotos e críticas referentes a essas duas obras para a análise de suas composições. Conceitos referentes às práticas como a improvisação, a interdisciplinaridade e a teatralidade chegam enquanto possíveis recursos norteadores do fazer crítico dessa companhia. A resistência colocada nesse recorte se apresentada como pista para a compreensão das escolhas assumidas por essas diretoras, em virtude do alargamento para outras organizações da cena. Tal espaçamento implicaria em promover novas percepções e relações com o fazer artístico, propondo afetividades e também proximidades diante do artista e seu espectador

Abstract: Considering the dance in its actions of ethical and aesthetic ruptures in the west emerged during the years of 1960/70, this research arrives with the objective of investigating the engagements exerted towards the compositions of the contemporary scene under the city of São Paulo. The choice for this analysis comes through Cia. Nova Dança 4, directed by Cristiane Paoli Quito and Isabel Tica Lemos, and traces the initial trajectory of this company and its directors in the late 1990s. The investigation is elaborated from the analyzes of two works, Acordei Pensando em Bombas... (1999) e Palavra, a poética do movimento (2002). The both works bring, at the threshold and in the transition of a work and another, positions assumed towards precepts that until then were decisive in the ways of thinking/doing of the dance in this moment. The methodological approach was developed through open interviews and report of the two directors, beyond the materials and records granted by them as videos, photos and critiques referring to these both works for the analysis of their compositions. Concepts referring to practices such as improvisation, interdisciplinarity and theatricality, arrive as possible resources guiding the critical position of this company. The resistance placed in this context is presented as a clue to the understanding of the choices made by these directors, due to the extension to other organizations of the scene. Such spacing would imply in promoting new perceptions and relationships with the artistic doing, proposing affectivities and also proximity to the artist and his spectator
Subject: Dança contemporânea
Improvisação na dança
Cia. Nova Dança 4
Resistência na arte
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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