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Type: TESE DIGITAL
Title: Rupturas codificadas : uma análise crítica da glitch art
Title Alternative: Encoded ruptures : a critical analysis of glitch art
Author: Marino, Renato Petean, 1985-
Advisor: Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Abstract: Resumo: A glitch art é comumente descrita como a prática de utilizar erros digitais com fins estéticos, seja através da apropriação de erros acidentais, ou da manipulação intencional de arquivos digitais e dispositivos. Porém, tal definição acaba por mascarar os vários aspectos e discursos que envolvem a glitch art. Ao recorrermos a seu breve histórico, observamos que ela pode ser considerada como uma comunidade online de praticantes amadores, como um conjunto de processos de disrupção tecnológica e até como ferramenta de design, o que demonstra a urgência de compreendê-la sob um aspecto mais amplo a fim de tratar de sua prática dentro do contexto das artes visuais. Apesar de uma manifestação relativamente recente, já há certa produção textual voltada à glitch art, sendo boa parte provinda de seus praticantes, mas também de algumas pesquisas acadêmicas. Contudo, tais produções, na tentativa de definirem como esta art é interpretada, entendida e praticada, apresentam lacunas e posicionamentos díspares, e nenhuma delas produziu reverberações consistentes, havendo ainda a necessidade de reflexão sobre determinados conceitos associados à vertente que permanecem sem maiores aprofundamentos, como o erro e o acaso nas criações artísticas. Assim, esta pesquisa volta suas atenções a uma análise crítica dos processos criativos e qualidades visuais de diversos trabalhos da glitch art, desde seu surgimento latente em conhecidas obras de arte e tecnologia, até a disseminação de suas práticas em nossa cultura, a fim de sanar as faltas sinalizadas e, sobretudo, destacar suas potencialidades simbólicas

Abstract: Glitch art is usually described as the practice of using digital errors with aesthetic purposes, either through the appropriation of accidental errors or through intentional manipulation of digital files and devices. However, such definition tends to ignore various aspects and discourses around glitch art. By the analysis of its historical development, we noticed glitch art could be referred as an online community of hobbyists and as a series of disruptive practices towards technology and even as a design resource, hence the need to understand it in a broader sense in order to relate its practice to a visual arts context. Despite being a fairly new form of expression, there are a significant amount of texts written about glitch art, most of it produced by its practitioners but also some few academic researches. However, by trying to define how this art should be interpreted, understood and practiced, those texts present substantial gaps and controversial positions and none of them has ever produced consistent repercussion. Therefore, further deepening on certain theoretical concepts associated to the genre, for example the use of error and chance on artistic processes, are still much needed. Thus, this research turns its attention to a critical analysis of the creative processes and visual qualities of several works of glitch art, from its latent appearance in well known works of technological art to the propagation of its practices in our culture, in order to fill the gaps addressed and especially to highlight its symbolic potential
Subject: Arte e tecnologia
Erro
Glitch art
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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