Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322152
Type: TESE DIGITAL
Title: Casa Campinas : Casa Pastales
Title Alternative: Casa Campinas : Casa Pastales
Author: Niño Millan, Anyi Lorena, 1981-
Advisor: Eluf, Lygia Arcuri, 1956-
Abstract: Resumo: Este projeto surgiu a partir de relações subjetivas permitindo construir ligações entre minha casa na Colômbia e minha casa no Brasil enquanto intimidade do corpo e intimidade de um habitar, estimulando uma reflexão poética onde se desenvolve a representação e a abstração de algumas imagens; sendo este, um processo autobiográfico e autorreferencial proponho a ideia de memoria afetiva como método para recuperar lembranças de experiências seletivas. O processo é composto por antecedentes (algumas fases feitas durante o trabalho de graduação) que de uma ou outra maneira contextualizam, clarificam e apresentam uma construção que se desenvolveu ao longo do mestrado e que concluiu seu ciclo, permitindo experimentar novos exercícios perceptivos, questionando as transformações e as transições de diversos meios. Como metodología escolhemos falar sobre o modo de criação realizado na Colômbia e mais tarde no Brasil; também mostraremos uma parte do processo que surgiu (até encontrar conversas com minha ideia de um corpo que habita e uma memória por meio da prática), baseando-se da leitura "Catástrofe y germen" do livro "Pintura. El concepto de diagrama" del filósofo Gilles Deleuze. Como resultado dessas explorações apresentaremos uma seleção de registros fotográficos das duas casas (Pastales - Colombia, Campinas - Brasil), algumas provas realizadas transitando pela serigrafía, a gravura e o cianótipo; e, apreciações que surgiram durante o procedimento de execução, condensando o processo com uma série de 50 pinturas aproximadamente pintadas ao óleo sobre madeira com formato 15cm x 25cm, chamada "Casa Campinas - Casa Pastales"

Abstract: This project is based on subjective relations allowing build links between my home in Colombia and my home in Brazil as intimacy of body and intimacy of inhabiting, promoting a poetic reflection where the representation and abstraction of some images is included; it is so, an autobiographical and self-referential process raising from the idea of affective memory as a memoir of selectives experiences. The process is composed in line with the background of some phases during my undergraduate work that in one way or another contextualize, clarify and manifest a conductive thread of the development during my master¿s work and that a development cycle came to an end, allowing to experiment new perceptive exercises, questioning transformations and transitions of a variety of means. As methodology I will address the creation method performed in Colombia and later in Brazil; and, I will expose part of the process that arose the finding of a dialogue with my idea of a body that inhabits and a memory through practice, based on the reading of "Catástrofe y germen" from the book "Pintura. El concepto de diagrama" from philosopher Gilles Deleuze. As a result of these explorations, I will show a selection of photographic records of images of the two houses (Pastales-Colombia, Campinas-Brazil), some tests by serigraphy, etching and cyanotype; and appreciations findings that were acquired during the creation process of 50 oil on wood paintings in 15cm x 25cm format, entitled "Casa Campinas - Casa Pastales"
Subject: Pintura
Corpo
Imagem
Memória
Transição de fase
Language: Espanhol
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
NinoMillan_AnyiLorena_M.pdf29.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.