Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: José Augusto Mannis, Adriana do Nascimento Araújo Mendespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (352 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titlePráticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos = uma teoria substantiva = Musical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes: a substantive theorypt_BR
dc.title.alternativeMusical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes : a substantive theorypt_BR
dc.contributor.authorNazario, Luciano da Costa, 1976-pt_BR
dc.contributor.advisorMannis, Jose Augusto, 1958-pt_BR
dc.contributor.coadvisorMendes, Adriana do Nascimento Araújo, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subjectImprovisação (Música)pt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.otherlanguageImprovisation (Music)en
dc.subject.otherlanguageComposition (Music)en
dc.subject.otherlanguageMusic educationen
dc.subject.otherlanguageCreation (Literary, artistic, etc.)en
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento e a sistematização de práticas de invenção musical estimulando o surgimento de processos heurísticos durante as ações criativas. As atividades foram aplicadas em ambientes de ensino coletivo por meio de práticas laboratoriais ocorridas na Escola Livre de Música (ELM-CIDDIC), ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC- Unicamp). A partir de uma revisão da literatura envolvendo a análise dos processos heurísticos, da criatividade e de práticas pedagógicas em improvisação musical, buscamos um aprofundamento e desenvolvimento teórico envolvendo ciências cognitivas e processos criativos, como embasamento para a organização de uma proposta pedagógica priorizando a prática de atividades de cunho criativo, sob a forma de exercícios de invenção caracterizando improvisação musical. Neste trabalho recorremos a processos de pesquisa de qualidade para investigar quais as principais influências estimulando o surgimento de processos heurísticos nos processos laboratoriais, bem como a natureza e a estrutura destas, tendo para isso aplicado a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para a coleta e análise de dados observados após as práticas de invenção, a partir da qual foi formulada uma teoria substantiva com base nos fenômenos observados em laboratório. Como resultado, apresentamos um modelo relacional aliando estrutura e processo, ou seja, um arquétipo capaz de elucidar como determinadas condições, ações/interações e consequências encontram-se inter-relacionadas na aprendizagem musical. Nesse sentido, evidenciamos determinados procedimentos e contextos capazes de estimular ou inibir processos heurísticos bem como facilitar ou dificultar o desenvolvimento criativo, constituindo um conjunto de informações estratégicas úteis a educadores que pretendem incluir em suas atividades pedagógicas o desenvolvimento da criatividade e da invenção musicalpt
dc.description.abstractAbstract: This research aimed at the development and systematization of musical invention practices stimulating the emergence of heuristic processes during creative actions. The activities were applied in collective education environments through laboratory practices at the Free Music School (ELM-CIDDIC), linked to the Center of Cultural Integration, Documentation and Diffusion of Unicamp (CIDDIC- Unicamp). From a literature review involving the analysis of heuristic processes, creativity and pedagogical practices in musical improvisation, we seek a deepening and theoretical development involving cognitive sciences and creative processes, as a basis for the organization of a pedagogical proposal prioritizing the practice of creative activities in the form of exercises of invention characterizing musical improvisation. In this work, we have used quality research processes to investigate the main influences stimulating the emergence of heuristic processes in the laboratory processes, as well as the nature and structure of these processes. We applied the Grounded Theory methodology for the collection and analysis of data after the practices of invention, from which a substantive theory was formulated based on the phenomena observed in the laboratory. As a result, we present a relational model combining structure and process, that is, an archetype capable of elucidating how certain conditions, actions/interactions and consequences are interrelated in musical learning. In this sense, we highlight certain procedures and contexts capable of stimulating or inhibiting heuristic processes as well as facilitating or hindering creative development, constituting a set of strategic information useful to educators who intend to include in their pedagogic activities the development of creativity and musical inventionen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationNAZARIO, Luciano da Costa. Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva = Musical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes: a substantive theory. 2017. 1 recurso online (352 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322091>. Acesso em: 1 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMúsica, Teoria, Criação e Práticapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Músicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFaleiros, Manuel Silveirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGarcia, Denise Hortência Lopespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCosta, Rogerio Luis Moraespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFonterrada, Marisa Trench de Oliveirapt_BR
dc.date.defense2017-02-10T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2013/01299-0pt_BR
dc.date.available2018-09-01T09:14:15Z-
dc.date.accessioned2018-09-01T09:14:15Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-01T09:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nazario_LucianodaCosta_D.pdf: 6753110 bytes, checksum: 5e83433c2e1b622a4484f4b10e209bea (MD5) Nazario_LucianoDaCosta_D_Anexo.zip: 371092941 bytes, checksum: b1c53bad7d5b5f4b77fdf400e3e1558c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322091-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nazario_LucianodaCosta_D.pdf6.59 MBAdobe PDFView/Open
Nazario_LucianoDaCosta_D_Anexo.zip362.4 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.