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Type: TESE DIGITAL
Title: Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos = uma teoria substantiva = Musical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes: a substantive theory
Title Alternative: Musical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes : a substantive theory
Author: Nazario, Luciano da Costa, 1976-
Advisor: Mannis, Jose Augusto, 1958-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento e a sistematização de práticas de invenção musical estimulando o surgimento de processos heurísticos durante as ações criativas. As atividades foram aplicadas em ambientes de ensino coletivo por meio de práticas laboratoriais ocorridas na Escola Livre de Música (ELM-CIDDIC), ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC- Unicamp). A partir de uma revisão da literatura envolvendo a análise dos processos heurísticos, da criatividade e de práticas pedagógicas em improvisação musical, buscamos um aprofundamento e desenvolvimento teórico envolvendo ciências cognitivas e processos criativos, como embasamento para a organização de uma proposta pedagógica priorizando a prática de atividades de cunho criativo, sob a forma de exercícios de invenção caracterizando improvisação musical. Neste trabalho recorremos a processos de pesquisa de qualidade para investigar quais as principais influências estimulando o surgimento de processos heurísticos nos processos laboratoriais, bem como a natureza e a estrutura destas, tendo para isso aplicado a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para a coleta e análise de dados observados após as práticas de invenção, a partir da qual foi formulada uma teoria substantiva com base nos fenômenos observados em laboratório. Como resultado, apresentamos um modelo relacional aliando estrutura e processo, ou seja, um arquétipo capaz de elucidar como determinadas condições, ações/interações e consequências encontram-se inter-relacionadas na aprendizagem musical. Nesse sentido, evidenciamos determinados procedimentos e contextos capazes de estimular ou inibir processos heurísticos bem como facilitar ou dificultar o desenvolvimento criativo, constituindo um conjunto de informações estratégicas úteis a educadores que pretendem incluir em suas atividades pedagógicas o desenvolvimento da criatividade e da invenção musical

Abstract: This research aimed at the development and systematization of musical invention practices stimulating the emergence of heuristic processes during creative actions. The activities were applied in collective education environments through laboratory practices at the Free Music School (ELM-CIDDIC), linked to the Center of Cultural Integration, Documentation and Diffusion of Unicamp (CIDDIC- Unicamp). From a literature review involving the analysis of heuristic processes, creativity and pedagogical practices in musical improvisation, we seek a deepening and theoretical development involving cognitive sciences and creative processes, as a basis for the organization of a pedagogical proposal prioritizing the practice of creative activities in the form of exercises of invention characterizing musical improvisation. In this work, we have used quality research processes to investigate the main influences stimulating the emergence of heuristic processes in the laboratory processes, as well as the nature and structure of these processes. We applied the Grounded Theory methodology for the collection and analysis of data after the practices of invention, from which a substantive theory was formulated based on the phenomena observed in the laboratory. As a result, we present a relational model combining structure and process, that is, an archetype capable of elucidating how certain conditions, actions/interactions and consequences are interrelated in musical learning. In this sense, we highlight certain procedures and contexts capable of stimulating or inhibiting heuristic processes as well as facilitating or hindering creative development, constituting a set of strategic information useful to educators who intend to include in their pedagogic activities the development of creativity and musical invention
Subject: Improvisação (Música)
Composição (Música)
Educação musical
Criação (Literária, artística, etc.)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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