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Type: TESE
Title: Educação para a paz na filosofia de Emmanuel Lévinas
Title Alternative: Education for peace in Emmanuel Levinas'philosophy
Author: Pereira, Marcelo Fernandes, 1972-
Advisor: Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Abstract: Resumo: A proposta geral desta pesquisa consiste em analisar a filosofia de Emmanuel Lévinas na Educação. Nasce da tentativa de responder a algumas questões fundamentais: em que medida a ética levinasiana posta em prática na educação coincidiria com outras propostas já colocadas, que também almejam uma Educação para a Paz? Trata-se, primeiramente, de delinear a medida e o lugar da filosofia de Lévinas na Educação, explorando as possibilidades, apropriações e atualizações em uma Educação para a Paz. Portanto, as ideias foram defendidas a partir de três capítulos distintos, mas interligados. Como ponto de partida, remontou-se a evolução histórica do pensamento de Emmanuel Lévinas. Foram examinamos os pontos nodais do método fenomenológico levinasiano como fundamento de sua produção téorica, ressaltando a originalidade do seu pensamento. Também foram abordadas as objeções levinasianas em relação à tradição filosófica ocidental e a relação entre judaísmo e filosofia, presente em seu sistema filosófico. A segunda etapa consistiu na demonstração fenomenológica do Ser para a Guerra, a constituição psíquica e o modo de ser como Autopreservação. Outro aspecto abordado foi a inspiração no Deus de Israel como saída de Ser, tendo a nova subjetividade do Ser que dali se funda como o próprio movimento para a Paz. Finalmente, discorremos sobre a sociedade levinasiana e a esperança no Estado, na política e nos meios jurídicos em outra forma que Ser e a Educação para a Paz

Abstract: The general purpose of this research is to analyze the philosophy of Emmanuel Levinas in Education. Born of an attempt to answer some fundamental questions: what extent ethics Levinasian put into practice in education coincide with already placed proposals, which also target a Peace Education? It is, first, to outline the extent and the place of philosophy of Levinas in education, exploring the possibilities, appropriations and updates of Education for Peace. Therefore, the ideas were defended from three distinct chapters, but interconnected. As a starting point, traced back to the historical evolution of the thought of Emmanuel Levinas. We examined the nodal points of the phenomenological method Levinasian as the foundation of his theoretical work, highlighting the originality of his thought. Levinasianas the objections regarding the Western philosophical tradition and the relationship between Judaism and philosophy, present in his philosophical system were also addressed. The second stage consisted of phenomenological demonstration of Being for the war, the psychic constitution and the way of being as Self-preservation. Another aspect discussed was the inspiration in the Israel of God as output be taking the new subjectivity of Being that there is founded as its movement for Peace. Finally, carry on about the Levinasian society and hope in the state, politics and legal means in another way that Being and Education for Peace
Subject: Educação
Ética
Filosofia
Fenomenologia
Subjetividade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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