Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Matteo Bonfitto Júniorpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (182 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titlePoéticas do corpo fragmentado : experiências do corpo na cena expandidapt_BR
dc.title.alternativePoetics of the body fragmented : experiences of the body at the expanded fieldpt_BR
dc.contributor.authorFregoneis, Gabriela Pereira, 1986-pt_BR
dc.contributor.advisorBonfitto, Matteo, 1963-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectImagem corporal na artept_BR
dc.subject.otherlanguageArten
dc.subject.otherlanguageTheateren
dc.subject.otherlanguageCorporealityen
dc.subject.otherlanguageAlterityen
dc.subject.otherlanguagePerformance arten
dc.subject.otherlanguageBody image in arten
dc.subject.otherlanguageBody language in arten
dc.description.abstractResumo: O corpo e suas poéticas fragmentadas tangenciam uma série de questionamentos e inquietações no que diz respeito não só as artes, mas também a medicina e o desenvolvimento das nanotecnologias, a física e as viagens nucleares, as engenharias e o amadurecimento crescente da robótica. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir sobre as construções de corporeidades realizadas na hibridação destes campos, trazendo discussões acerca da figura do humano, a encenação inumana/grotesca e pós-humana/biológica na cena teatral contemporânea, buscando problematizar as teias que englobam e tecem esse(S) corpo(S). A pesquisa é encarada como um líquido fluído, as vezes a favor e outras contra a "corrente". Há um entrelaçamento de olhar no decorrer da escrita que navega entre a visão histórica e a tecnológica, buscando repensar a figura do humano na cena expandida dentro do "vir-a-ser" tecnológico do mundo. Como se pode notar, trata-se de um estudo amplo e que se interliga diretamente com a época em que estamos vivendo, em que o(s) corpo(s), a(s) identidade(s), a(s) subjetividade(s) são vistas como plurais. Uma hora se boia, na outra se precipita, na posterior se afoga... o importante é se molharpt
dc.description.abstractAbstract: The body and its fragmented poetics permeates a number of questions and concerns regarding not only the arts, but also medicine and the development of nanotechnologies, physics and nuclear engineering and the growing maturity of robotics. The goal of this research is to analyse and reflect on the construction of bodies and the hybridization of these fields, bringing discussions about the human figure, the inuman/grotesque, everyday posthuman scenario/contemporary biological theatre scene, seeking to problematize the webs that span and weave this(ese) body (ies). The research is developed as a liquid fluid, sometimes in favor and others against "common sense". There is an intertwining vision that emerges in the course of writing that navigates between the historical and technological, seeking to rethink the human figure in the expanded field within the "becoming" the world¿s technology. This is a study that connects directly with the time in which we are living, in which the body(s), identity(ies), subjectivity(ies) are seen as plurals. Suddenly we float, then we fall, and later we drown¿ The important is to get weten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationFREGONEIS, Gabriela Pereira. Poéticas do corpo fragmentado: experiências do corpo na cena expandida. 2017. 1 recurso online (182 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322037>. Acesso em: 1 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSperber, Suzi Franklpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameQuillicci, Cassianopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCollaço, Verapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Rodrigo Garcez dapt_BR
dc.date.defense2017-02-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-01T08:00:05Z-
dc.date.accessioned2018-09-01T08:00:05Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-01T08:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fregoneis_GabrielaPereira_D.pdf: 2562597 bytes, checksum: 4a3be39e89f89f9c5ecc5e3aa9fa5c7f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322037-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fregoneis_GabrielaPereira_D.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.