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Type: TESE DIGITAL
Title: La violencia escolar en la adolescencia temprana durante las clases de Educación Física y el recreo = A violência escolar na adolescência inicial durante as aulas de Educação Física e o recreio
Title Alternative: A violência escolar na adolescência inicial durante as aulas de Educação Física e o recreio
Author: Almeida, Adriana Mesquita, 1986
Advisor: Prodocimo, Elaine, 1967-
Abstract: Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa, de tipo estudo de caso, é identificar as atitudes violentas cometidas durante as aulas de Educação Física e o recreio, numa escola estadual de Campinas, Brasil, verificando quais os tipos mais recorrentes de violência; por quem são praticados e a quem são dirigidos; quais os fatores desencadeadores e as estratégias utilizadas pelos diferentes agentes escolares para lidar com as tais ocorrências. Foram realizadas observações não participantes às aulas de Educação Física de uma turma de cada ano, do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II e ao recreio, durante um semestre de 2015. A pesquisa ainda contava com o objetivo específico de conhecer o ponto de vista da diretora, vicediretora, coordenadora pedagógica, professores, alunos e funcionários sobre a violência escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos adultos e grupos focais com alguns alunos das turmas observadas. Todas as informações obtidas foram analisadas de acordo com a metodologia qualitativa de pesquisa e da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os casos de violência dependem do tipo de aula administrada, sendo mais frequente a agressão direta verbal nas aulas teóricas e práticas dirigidas; agressão indireta relacional nas aulas práticas livres. Durante o recreio o tipo mais frequente foi a agressão direta verbal. Os implicados foram, na maioria, os próprios alunos, apesar de também haverem sido observados episódios de violência do colégio. Os principais fatores desencadeadores foram a baixa tolerância a diversidade e a escassez de habilidades sociais por parte dos alunos. As estratégias de atuação mais utilizadas pelos representantes do centro foram superficiais, isoladas, breves, com caráter mais punitivo que educacional formativo. Os profissionais do centro apresentaram poucos conhecimentos sobre o fenômeno da violência escolar e de suas estratégias de prevenção e enfrentamento. Os alunos demonstraram dificuldades para identificar outros tipos de violência para além das agressões físicas e verbais entre eles, parecendo não ter consciência de sua própria vitimização. É possível concluir que os profissionais necessitam formação para melhor trabalharem as questões de convivência e que urge o desenvolvimento de estratégias de resolução de conflito e de habilidades sociais entre os alunos

Abstract: El objetivo general de esta investigación, de tipo estudio de caso, fue identificar las actitudes violentas practicadas en las clases de Educación Física y en el recreo, en un colegio público de la ciudad de Campinas, Brasil, a fin de analizar cuáles son los tipos más recurrentes de violencia; quién los practica y contra quién; los factores desencadenantes y las estrategias de actuación de los profesionales del centro. Se realizaron observaciones externas en clases de Educación Física de un grupo de cada curso, desde 6° año hasta 9° año de Educación Fundamental II y el recreo durante un semestre de 2015. Esta investigación buscaba también como objetivo específico conocer el punto de vista de la directora, subdirectora, coordinadora de estudios, profesores, alumnos y funcionarios acerca de la violencia escolar. Para tanto se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas a los adultos y se organizaron grupos focales con algunos de los alumnos de los grupos observados. Todos los datos fueron analizados siguiendo la metodología de investigación cualitativa y del análisis de contenido. Los resultados apuntan que los sucesos violentos dependen del tipo de clase impartida, siendo más frecuente la agresión directa verbal en las clases teóricas y prácticas guiadas; y la indirecta relacional en las clases prácticas libres. Durante el recreo fue más recurrente la agresión directa verbal. Los involucrados fueron, en la mayoría, los propios alumnos, pese a que episodios de violencia del centro también hayan sido observadas. Los principales factores desencadenantes fueron la baja tolerancia a la diversidad y la escasez de habilidades sociales por parte del alumnado. Las estrategias de actuación más empleadas por los representantes del centro fueron superficiales, aisladas, breves, de carácter más punitivo que educativo formativo. Los profesionales del centro demostraron pocos conocimientos acerca del fenómeno de la violencia escolar y de sus estrategias de prevención y enfrentamiento. Los alumnos expusieron dificultades para identificar otros tipos de violencia que no fuera la directa física y verbal entre ellos, aparentando no tener conciencia de su propia victimización. Es posible concluir que los profesionales del centro necesitan de formación para poder mejor trabajar las cuestiones de la convivencia y que urge el desarrollo de estrategias de resolución de conflictos y habilidades sociales entre el alumnado
Subject: Educação física
Violência escolar
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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