Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Roberto Grecopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleAs ciências da terra no exame vestibular Unicamppt_BR
dc.title.alternativeEarth science questions at the entrance exams of Campinas State Universitypt_BR
dc.contributor.authorPontel, Gustavo Danilo, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorGreco, Roberto, 1973-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terrapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Vestibularpt_BR
dc.subjectGeociênciaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageUniversities and colleges - Entrance examinationsen
dc.subject.otherlanguageEarth scienceen
dc.subject.otherlanguageEvaluationen
dc.description.abstractResumo: As Ciências da Terra estudam os fenômenos e característica do meio físico que vivemos e os sistemas que o compõe, como a Atmosfera, a Hidrosfera, a Biosfera e a Geosfera, bem como a interação entre eles. Nessas ciências, embora seu conteúdo seja predominantemente ministrado, no ensino básico, em Geografia, se enquadram também alguns outros componentes curriculares do ensino brasileiro, como a Física, a Química e a Biologia. No Brasil, a ponte que une o ensino médio ao ensino superior é o vestibular. O vestibular é uma prova, comumente não obrigatória, que permite aos candidatos serem classificados para as vagas disponíveis no Ensino Superior. Para realizar as questões, as bancas elaboradoras contam com recursos diversos, como o uso de imagens e textos de apoio, contextualização das questões e criam questões que trazem temas e eventos recentemente ocorridos. Neste trabalho, foram analisadas as questões de Ciências da Terra do vestibular da UNICAMP no período 1987-2015. Ao todo, 206 questões foram analisadas e classificadas de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos, como a presença e tipo de imagem, presença e tipo de texto de apoio, se as questões eram contextualizadas, se traziam no enunciado um tema ou evento recentemente ocorrido e quais os sistemas (atmosfera, biosfera, geosfera, hidrosfera) abordados em uma única questão. Como conclusão, podemos citar: devido aos formatos das provas, ainda há predominância das questões dissertativas nos exames vestibulares; os temas mais abordados nas questões são "Dinâmicas geológica, geomorfológica e pedológica" e "Dinâmicas atmosférica e zoneamento climático"; os tipos de imagens mais utilizadas nas questões são os mapas, as ilustrações e os gráficos; os tipos de texto de apoio mais utilizado foram os de jornais/revistas e livros didáticos/técnicos; não houve tendência de aumento na utilização de imagens nem de texto no período estudado; não houve tendência de aumento de número médio de sistemas utilizado por questão no período considerado; o tema que aborda mais sistemas é "Domínios Morfoclimáticos"pt
dc.description.abstractAbstract: The earth science studies the phenomena and characteristics of the physical environment which we live in, and the systems that compose it, as the atmosphere, the hydrosphere, the biosphere and geosphere, and the interaction between them. In these sciences, although their content is predominantly taught in basic education in Geography, also fit some other curricular components of Brazilian education, such as Physics, Chemistry and Biology. In Brazil, the bridge between high school to higher education is the entrance exam. The entrance exam is a test, usually not mandatory, that allows candidates to be classified for the available positions in higher education. The professionals who are responsible to elaborate the questions use many features like the use of images and supporting texts, contextualization of the questions and create questions that bring issues and events which have occurred recently. In this paper, we analyzed the Geosciences questions of the entrance exams of UNICAMP (Campinas State University) between 1987-2015. 206 questions were analyzed and classified according to some preestablished criteria, such as the presence and type of image, presence and type of supporting text, if the questions were contextualized, if they brought in the enunciation a newly occurred theme or event and which systems (atmosphere, biosphere, geosphere, hydrosphere) approaches the questions. In conclusion, we can mention: because of the format of the exams, there is still a predominance of multiple-choice questions in the entrance examination; the most discussed topics in the questions are "Geological, Geomorphological and Pedological Dynamics" and "Atmospheric Dynamics and Climatic Zoning"; the types of images most frequently used in questions are the maps, the illustrations and the graphics; the source of support texts most used were the newspapers / magazines and educational / technical books; there was not an increasing trend in the use of images or text during the study period; the theme that most deals with systems is "Morphoclimatic Domains"en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationPONTEL, Gustavo Danilo. As ciências da terra no exame vestibular Unicamp. 2017. 1 recurso online (85 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322026>. Acesso em: 1 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ensino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Anete Mariapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePedrosa, Renato Hyuda de Lunapt_BR
dc.date.defense2017-01-23T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-01T07:42:46Z-
dc.date.accessioned2018-09-01T07:42:46Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-01T07:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pontel_GustavoDanilo_M.pdf: 1385772 bytes, checksum: ffd88b03ae61f8114dc2b1726c608c6f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322026-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pontel_GustavoDanilo_M.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.