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Type: TESE DIGITAL
Title: O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística = Body gesture as potentiator of meaning in guitar performance
Title Alternative: Body gesture as potentiator of meaning in guitar performance
Author: Madeira, Bruno, 1988-
Advisor: Scarduelli, Fabio, 1977-
Abstract: Resumo: A presente tese tem como objetivo investigar implicações da realização de gestos corporais para a comunicação de ideias musicais na performance violonística, sob a hipótese de serem potencializadores de significados musicais ao fornecerem estímulos visuais além dos auditivos. Dividida em três partes, a tese expõe o referencial teórico no capítulo 1, explicitando os estreitos relacionamentos entre música e movimento corporal, bem como gesto corporal e técnica instrumental, embasado principalmente em Hatten (2001, 2004), Cano (2007), Laban (1978), Pierce (2007), Godøy (apud RAHAIM, 2010), Schutz e Lipscomb (2007), Davidson (2012), Thompson, Graham e Russo (2005) e Ekman (1969, 1987, 2003). No segundo capítulo, a partir de registros audiovisuais, gestos corporais realizados por cinco violonistas (John Williams, Paul Galbraith, Julian Bream, Andrés Segovia e David Russell) foram descritos e analisados, na busca pela compreensão de como tais gestos se relacionam com o material musical. O terceiro capítulo contém sínteses dos dados obtidos nas análises, através de quadros e textos que agrupam e confrontam os gestos corporais realizados por cada intérprete e por parte do corpo que os realiza. Alguns dos resultados obtidos foram a confirmação da proximidade entre material musical e movimento corporal, esboços dos estilos gestuais dos intérpretes analisados e indícios de universalidade no comportamento gestual de violonistas

Abstract: The present thesis has as objective to research the implications of the realization of body gestures for the communication of musical ideas in guitar performance, under the hypothesis of them being potentiators of musical meaning by providing visual stimuli, beyond the auditory ones. Divided in three parts, the thesis exposes the theoretical basis of the research on chapter 1, explaining the close relationships between music and body movement as well as corporal gesture and instrumental technique, based primarily on Hatten (2001, 2004), Cano (2007), Laban (1978), Pierce (2007), Godøy (apud RAHAIM, 2010), Schutz and Lipscomb (2007), Davidson (2012), Thompson, Graham e Russo (2005) and Ekman (1969, 1987, 2003). In the second chapter, from audiovisual registers, body gestures performed by five guitarists (John Williams, Paul Galbraith, Julian Bream, Andrés Segovia and David Russel) were described and analyzed, aiming for the comprehension of how such gestures relate with musical material. The third chapter contains the synthesis of the data obtained in the analysis, through tables and texts that group and confront the body gestures performed by each interpreter and by the body part that performs them. Some of the results obtained were the confirmation of proximity between musical material and body movement, sketches of the gestural style of the analyzed perfomers and signs of universality in the gestural behavior of guitarists
Subject: Violão
Gesto corporal
Música - Execução
Prática interpretativa (Música)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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