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Type: TESE DIGITAL
Title: A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais
Title Alternative: Moral education in the context of complex and plural societies
Author: Martins, Maurício Rebelo, 1981-
Advisor: Goergen, Pedro L., 1944-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem o propósito de pensar a educação moral e, por consequência, as instituições educativas no contexto complexo e plural das nossas sociedades. Minha instigação teórica se inscreve na tradição da Teoria Crítica, com a clara opção pela defesa da educação pública, comprometida com a sobrevivência e a consolidação da democracia. Com a contribuição da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, argumento que, bem ou mal, toda educação é uma educação moral e que este é um tema incontornável de qualquer projeto educativo. Quer dizer, não existe, de fato, uma educação neutra uma vez que todo modelo de educação está alicerçado em determinados ideais e valores. No percurso da tese, mostrarei como as instituições educativas se deixaram orientar pelo que chamarei de pedagogia zumbi. O compromisso unilateral com a educação profissional e a invasão das novas tecnologias da informação e comunicação transformaram as salas de aula em ambientes onde se adquire conhecimentos úteis e instrumentais. Automatizadas e mecânicas, semelhantes a uma fábrica, as instituições educativas violentam a natureza subjetiva e relacional das crianças, negando duas de suas capacidades mais fundamentais: as capacidades de criticar e de cooperar. Para os fins de uma apresentação adequada aos objetivos da pesquisa, o texto terá a seguinte estrutura. No primeiro capítulo, Sociedades complexas e plurais, busco apresentar um diagnóstico das sociedades atuais, tomando como base o pensamento de Edgar Morin, Niklas Luhmann, Luc Boltanski e Éve Chiapello, Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ulrich Beck, Stuart Hall e Axel Honneth e outros, que destacam as principais características das sociedades complexas e plurais. No segundo capítulo, A educação nas sociedades complexas e plurais, meu objetivo é analisar as consequências dessas vertentes socioculturais para a educação e suas instituições. Já no terceiro capítulo, A Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, o objetivo é apresentar seus principais conceitos e mais recentes desenvolvimentos teóricos. Procuro destacar suas principais ideias e o que é, na minha leitura, o fio condutor da sua produção intelectual: que a conquista da autonomia depende da formação intersubjetiva da nossa identidade. E, por fim, no quarto capítulo, Educação moral como educação democrática, a meta é analisar os principais bloqueios à autonomia presentes nas instituições educativas, visualizando, também, potenciais pontos de fuga emancipatórios presentes na realidade educacional. Nesse sentido, busco reunir argumentos em defesa da formação moral como uma educação democrática. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica. Do ponto de vista metodológico, adoto a hermenêutica filosófica. Focado na análise crítica e reconstrutiva dos materiais selecionados, busco interpretá-los numa perspectiva pedagógica e filosófica. Já os procedimentos metodológicos utilizados são a leitura, o fichamento, a análise dos dados coletados e a redação da tese. Por fim, priorizei as obras de Axel Honneth como fonte primária e a de destacados pensadores e comentadores importantes para o desenvolvimento da argumentação como secundária

Abstract: The present work has the purpose to think the moral education and consequently the educational institutions in the complex and plural context of our societies. My theoretical instigation is registered in the tradition of the Critical Theory with the clear option of the defense of the public education committed to the survival and consolidation of democracy. With the contribution of the Theory of the Recognition of Axel Honneth, argument that, well or badly, any education is a moral education and that this is an essential theme of any educational project. In other words, there is not, in fact, a neutral education since all model education is founded in determined ideals and values. In the thesis route, I show how educational institutions allowed themselves to be guided by what I will call zombie pedagogy. The unilateral compromise with the professional education and the invasion of the new technologies of the information and communication has turned the classrooms into environments where they get useful and instrumental knowledge. Automated and mechanics, similar to a factory, the educational institutions violated subjective and relational nature of children, denying two of its most fundamental skills: the ability to criticize and to cooperate. For the purposes of an appropriate presentation of the research objectives, the text will have the following structure. In the first chapter, Complex and plural societies, I try to present a diagnosis of societies of the present, based on the work of important thinkers such as Edgar Morin, Niklas Luhmann, Luc Boltanski and Éve Chiapello, Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ulrich Beck, Stuart Hall and Axel Honneth, that highlight the principal characteristics of the complex and plural societies. In the second chapter, The education in the complex and plural societies, my objective is to analyze the consequences of socio-cultural perspective for the education and his institutions. Already in the third chapter, The Theory of the Recognition of Axel Honneth, the objective is to present his principal concepts and more recent theoretical developments. I try to detach his principal ideas and what is, in my reading, the thread of his intellectual production: that the conquest of the autonomy depends on the intersubjective formation of our identity. And, finally, in the fourth chapter, Moral education as democratic education, the goal is to analyze the principal blockades to the autonomy in the educational institutions, visualizing, also, potential points of emancipatory escape present in the educational reality. In this sense, I try to gather arguments in defense of moral education as a democratic education. The present research is a bibliographic nature. From a methodological point of view, I have chosen the philosophical hermeneutics. Focused on critical analysis and reconstructive of selected materials, seek to interpret them in a pedagogical and philosophical perspective. The methodological procedures used are reading, critical notes, the data analysis and writing of the thesis. Finally, prioritized the works of Axel Honneth as a primary source and the prominent thinkers and commentators important for the development of the argument as secondary
Subject: Educação moral
Democracia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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