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Type: TESE DIGITAL
Title: Projeto geométrico ferroviario com auxílio do software Power Rail Track
Title Alternative: Rail geometric design with support of Power Rail Track software
Author: Rosero Muñoz, Sonia Janneth, 1981-
Advisor: Costa, Diogenes Cortijo, 1951-
Abstract: Resumo: No Brasil, o uso de softwares e aplicativos em projetos geométricos ferroviários são pouco utilizados. Atualmente, após a divisão e privatização da malha ferroviária nacional, as empresas concessionárias que assumiram a administração estão investindo na modernização, recuperação e extensão deste modal de transporte para torná-lo mais eficiente. O Programa de Investimentos em Logística (PIL) gerou um crescimento do setor em resposta ao montante de investimentos, assim como na construção e na melhoria de onze mil quilômetros de vias férreas de bitola larga (1.600mm), visando duas melhorias estratégicas: a primeira, aumentar consideravelmente a capacidade de carga e a segunda, otimizar os traçados geométricos para permitir velocidade média de 80 km/h, bem superior à média atual existente por volta de 60km/h. Baseada nessas informações, o objetivo desta pesquisa é apresentar as aplicações do software Power Rail Track da Bentley Systems, Inc. para futuros projetos geométricos de vias férreas no Brasil. Este software se baseia em algoritmos matemáticos, entre eles o ajuste pelo método de mínimos quadrados para a melhor escolha dos alinhamentos, outra os cálculos de regressão, permitem de forma rápida e eficaz otimizar diferentes parâmetros da geometria da futura ferrovia ou já existente. São analisadas diferentes variáveis para o traçado geométrico, considerando várias alternativas de alinhamentos e restrições complexas presentes no projeto geométrico, tomando em consideração elementosa geométricos como: curvas circulares, espirales, tangentes e rampas. As ferramentas de regressão do software incluem diagramas de curvatura que permitem identificar pontos e curvas, tangentes e espirais. Os resultados da análise são apresentados rapidamente e os pontos podem ser adicionados ou excluídos da análise de regressão, para melhorar o traçado; o software também permite detalhar os elementos do projeto executivo da linha ferroviária tais como: trilhos, articulações, pontos de mudança, pontos de passagem entre outros. O resultado deste estudo demostrou que a aplicação do programa Power Rail Track gera uma economia significativa de tempo e melhorias na produtividade, reduzindo os custos do projeto geométrico

Abstract: In Brazil, software and applications in railway geometric designs is rarely used. Currently, after the division and privatization of the national rail network, the concessionaires who assumed the administration, are investing in modernization, recovery and extension of this transport model to make it more efficient. The Investment Program in Logistics (PIL) has generated a growth of the sector in response to the amount of investments, as well as in building and improvement of eleven thousand kilometers of railway large gauge (1,600mm), where it intends two strategic improvements: the first, increase considerably the load capacity and, the second, optimize the geometric design, greatly enhancing the load capacity and optimizing the geometric design, which would allow speeds of 80 km / h. far superior than that current average. Based on this information, the objective of this research is to verify the software applications Power Rail Track of Bentley Systems, Inc. for geometric designs in future deployments of railways in Brazil. This software is based on numerical calculations, including roller adjustment by the least squares method to calculate and choose the best alignments, and regression tools, to a fast and effectively optimize of various parameters of the geometry for a future or existing railway. Different variables that allow you to optimize the geometric design are analyzed, considering several options alignments and complex restrictions present in geometric design, taking into account variables such as circular curves and transition, tangents and rays. The software regression tools include curvature diagrams identifying points and curves, tangent and spirals. The analysis results are presented quickly and points can be added or deleted from the regression analysis, providing improve tracing; the software also allows detail the elements of the executive project of the railway line such as rails, joints, turning points, waypoints and other. The result of this study has shown that the application of the Power Rail Track program generates significant cost savings in time and increases in productivity, providing greater opportunity to optimize the geometry reducing geometric design costs
Subject: Otimização
Software
Ferrovias
Ferroviarios
Language: Multilíngua
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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