Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321975
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Uma proposta de ensino do goalball nas escolas : a visão dos professores e alunos
Title Alternative: A goalball teaching proposal in schools : the vision of teachers and students
Author: Almada, Romana Rosas, 1991-
Advisor: Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Abstract: Resumo: O Esporte Paralímpico desenvolveu-se gradativamente no cenário mundial, nos contextos competitivo, tecnológico, acadêmico e educacional. No meio escolar é tido com grande potencial de exploração e expansão. A inserção de modalidades paralímpicas nas escolas, ainda é assunto recente no Brasil, necessitando de mais estudos e propostas diferenciadas para serem trabalhadas. Diante da percepção da necessidade de divulgação destas modalidades na escola, o objetivo é investigar a aplicação de uma modalidade paralímpica, o Goalball, por se tratar de uma prática de fácil inserção, necessitar de poucos materiais para sua realização e de também auxiliar no crescimento do repertório motor de alunos (com e/ou sem deficiência). A pesquisa é caracterizada como estudo de caso. Esta pesquisa foi realizada em quatro escolas da rede pública do município de Campinas/SP (que possuem convênio com o programa de atividade motora adaptada - PROAMA), para turmas do 5º ano do ensino fundamental ¿ Ciclo I. Como instrumento de coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos professores responsáveis pelas aulas de educação física e a seus respectivos alunos (com e/ou sem deficiência). Também foram analisados Diários de Campo escritos durante o processo de visitas nas escolas. A análise dos dados foi feita de forma mista (qualitativa e quantitativa) e os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo proposto por Bardin (2002). Foram analisadas tanto as aulas ministradas, como as entrevistas semiestruturadas. Como resultados encontrados, concluiu-se que houve uma aceitação dos participantes envolvidos em realizar e participar das atividades propostas. Ocorreu uma mudança significativa de atitudes e de conceitos dos participantes acerca da pessoa com deficiência. Sendo notório o interesse e vontade de continuar se envolvendo com o tema de esporte paralímpico

Abstract: Paralympic sport has developed gradually worldwide, in the competitive, technological, academic and educational contexts. In the school environment, it is had with great potential for exploration and expansion. The inclusion of paralympic modalities in schools is still a recent issue in Brazil, requiring more studies and different proposals to be worked on. Facing the perception of the need to disseminate these modalities in school, the objective is to investigate the application of a paralympic modality, Goalball, since it is a practice of easy insertion, that requires few materials for its accomplishment and also help in the growth of the Motor repertoire of students (both with or without disabilities). This research is characterized as a case study and was carried out in four schools of the public network of the city of Campinas / SP (that have an agreement with the adapted motor activity program - PROAMA), for classes of the 5th year of primary education - Cycle I. As a data collection instrument, semi-structured interviews were applied to teachers responsible for physical education classes and their respective students (with or without disabilities). An Observation Diary, written during the school visit process, was also analyzed. The data analysis was done in a mixed way (qualitative and quantitative ways) and the data of the interviews were submitted to content analysis, proposed by Bardin (2002). Both, the classes and the semistructured interviews, were analyzed. As results, it was concluded that there was an acceptance of the subjects involved in carrying out and participating in the proposed activities. There has been a significant shift in participants' attitudes and concepts about the person with disabilities. Being emphasized the interest and will to continue getting involved with the theme of Paralympic sport
Subject: Esportes paraolímpicos
Escolas
Goalball
Educação física escolar
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almada_RomanaRosas_M.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.