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Type: TESE DIGITAL
Title: História de vida e profissão docente : experiências formadoras e a constituição da identidade em contexto de reforma educacional
Title Alternative: Life history and teaching profession : ormative experiences and the constitution of identity in the context of educational reform
Author: Demori, Maurício, 1972-
Advisor: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Abstract: Resumo: Trata- de uma pesquisa em historia da educação, sob a perspectiva da história cultural, enfocando a formação de professores e as experiências pessoais e profissionais que contribuíram para a configuração de identidades docentes. Tem por objetivo entender como professores que atuam no segundo segmento do ensino fundamental e em nível médio, sediados em uma escola pública estadual na cidade de Campinas, São Paulo, apreendem e significam seus saberes cotidianos, suas trajetórias de vida, suas experiências de formação acadêmica e suas relações sociais na construção de suas identidades. Utilizando-se da metodologia das pesquisas narrativas, nos quais os depoimentos dos docentes são coletados, compartilhados e colocados em diálogo, conhecemos os registros sobre suas histórias de vida e experiências formadoras. Buscamos entrar em contato com visões sobre a profissionalidade e profissionalização docentes, num contexto histórico de reformas educacionais recentes, de caráter neoliberais, que apontam para a fragmentação das identidades políticas, o crescimento do individualismo e a edificação de novos perfis profissionais. Segundo Goodson (2008), uma das referências teóricas essenciais do trabalho com a pesquisa narrativa, a profissionalização diz respeito ao processo desenvolvido e organizado pelos docentes, que visa ampliar os recursos materiais e melhorar suas condições de trabalho. A profissionalidade ou profissionalismo tem ligação com a prática de aula dos professores. O autor aponta que os dois processos podem caminhar juntos, contudo, em tempos de novas maneiras de controle pelo Estado, tanto as atribuições curriculares quanto o processo de profissionalização são alterados. A pesquisa procura dialogar com as sensibilidades e os valores dos docentes, visando compreender suas missões, entendidas como um sistema em que crenças e propósitos profissionais, adquiridos com a prática profissional, se relacionam aos projetos sociais e políticos do indivíduo e das reformas educacionais

Abstract: It is a research in the history of education, from the perspective of cultural history, focusing on teacher education and on the personal and professional experiences that have contributed to the setting of teacher¿s identity. It also aims to understand how teachers who work in the second following of the elementary and high school, located on a public school in the city of Campinas, São Paulo, seize and mean their everyday knowledge, their life trajectories, their experiences of academic training and social relations in the construction of their identity. Using the methodology of the research narratives in which the testimonies of the teachers are collected, shared and placed in dialogue we know the records about their stories of life and training experiences. We seek contact with visions about the professionalism and professionalisation of teachers in a historical context of recent educational reforms, from neoliberal character that point to the fragmentation of political identities, the growth of individualism and the building of new professional profiles. According to Goodson (2008), one of the essential theoretical references of working with narrative research, the professionalisation is related to the process developed and organized by teachers, which aims to expand the material resources and improve their working conditions. The professionalisation or professionalism is connected with the practice of school teachers. It points out that the two processes can walk together, however in times of new ways of controlling by the State both curricular assignments or the process of professionalisation are changed. The survey seeks to dialogue with the sensibilities and values of teachers, in order to understand their missions, understood as a system where beliefs and professional purposes, acquired with the professional practice, relate to social and political projects of the individual and of educational reforms
Subject: Formação docente - História
Sujeito (Educação)
Identidade - Aspectos sociais
Reforma do ensino
Neoliberalismo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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