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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Determinantes da adoção da responsabilidade socioambiental corporativa : estudos de caso em companhias brasileiras de capital aberto
Title Alternative: Determinants of the adoption of corporate social and environmental responsibility : case studies in publicly traded brazilian companies
Author: Aguiar, Márcia Souza de, 1958-
Advisor: Silveira, Rodrigo Lanna Franco da, 1976-
Abstract: Resumo: A Responsabilidade Socioambiental Corporativa - RSC, como novo modelo de atuação empresarial, refletiu a tendência, desde os anos de 1970, da discussão entre ecologia e economia, evidenciando versões acaloradas sobre sustentabilidade no discurso de cada ator envolvido. O tradicional conceito de administração ampliou seu significado à medida que novos métodos e programas foram introduzidos no gerenciamento organizacional e como consequência a adoção de práticas e ações socioambientais foi se expandindo. Neste contexto, os objetivos deste trabalho compreendem a discussão em torno do processo RSC e a análise dos principais determinantes que influenciam as tomadas de decisões que levam as empresas a adotar a RSC em seu planejamento de longo prazo. Além da realização de uma ampla revisão bibliográfica, dois estudos de caso foram realizados com as empresas Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e Banco Santander/Brasil. Os resultados mostraram que os determinantes que motivaram ações socioambientais através da RSC nessas empresas refletem os princípios figurados pelos gestores, sendo entendidos como referencial do modelo de negócio adotado. Na CPFL, os determinantes destacados foram a geração de valor devido à crescente interação com a comunidade e a gestão dos impactos ambientais, seguidas das diretrizes de ética, todas ligadas ao fator Imagem. No Santander, a RSC utilizada como estratégia foi o determinante de maior impacto ligado ao fator Econômico; porém, observa-se a influência das estratégias de marketing para geração de valor relacionadas à busca pela rentabilidade mais atrativa. Concluindo, tais ações estão alinhadas às estratégias e aos objetivos do negócio, as quais procuram de alguma forma demonstrar credibilidade e melhores práticas quando da adoção da RSC

Abstract: The Corporate Social Responsibility - CSR as a new business operating model, has reflected the discussion between ecology and economy since 1970s, showing versions of sustainability in the discourse of each actor involved in neoliberal context. The traditional concept of administration expanded its meaning with the introduction of new methods and programs in organizational management as a result of the adoption of practices and environmental actions. In this context, the objectives of this work consist on the discussion about CSR process and the analysis of the main determinants that influence decision making and lead companies to adopt CSR in their long-term planning. In addition to conducting a large bibliographical review, two case studies were conducted with two companies: Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) and Santander/Brasil Bank. The results showed that the determinants that motivated social and environmental actions through the CSR in these companies reflect the principles figured by managers, being understood as a reference of the adopted business model. In CPFL, the most important determinants were the generation of value due to the growing interaction with the community and the management of environmental impacts, followed by ethical guidelines, all linked to the Image factor. In Santander, the CSR used as strategy was the determinant of greater impact linked to the Economic factor; however, we can observe the influence of the marketing strategies for value generation related to the search for the most attractive profitability. Concluding, that the determinants that were analyzed from the companies are aligned with the strategies and business objectives, whose actions seek to somehow demonstrate credibility and best practices when adopting CSR
Subject: Responsabilidade ambiental
Sustentabilidade
Estratégia empresarial
Editor: [s.n.]
Citation: AGUIAR, Márcia Souza de. Determinantes da adoção da responsabilidade socioambiental corporativa: estudos de caso em companhias brasileiras de capital aberto. 2017. 1 recurso online (112 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321951>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IE - Tese e Dissertação

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