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Type: TESE DIGITAL
Title: Qual é a melhor? : origem, indicadores, limitações e impactos dos rankings universitários
Title Alternative: Which is the best? : origin, indicators, limitations and impacts of university rankings
Author: Righetti, Sabine, 1981-
Advisor: Pedrosa, Renato Hyuda de Luna, 1956-
Abstract: Resumo: Apesar de nova ¿intensificada na segunda década do século 21¿, a literatura científica sobre rankings universitários aborda o tema sob vários aspectos e é praticamente unânime ao afirmar que rankings universitários são um caminho sem volta e, por isso, precisam ser estudados. Este trabalho analisa, a partir da literatura, de que forma os rankings universitários, sob a definição de Webster (1986), consolidaram-se, são elaborados e influenciam a tomada de decisão de alunos, a gestão das próprias universidades e as políticas de ensino superior. O estudo passa pela definição do conceito de universidade e aborda a representação do ensino superior na sociedade atual, até chegar ao debate sobre avaliação universitária por meio de rankings universitários globais e nacionais ¿cujos indicadores e resultados são analisados. Por fim, este trabalho realiza um estudo dos impactos de diferentes listagens na USP. Os resultados desta pesquisa evidenciam que alunos de classe média alta com bom desempenho escolar tendem a consultar mais os rankings, que reitores declaram que desejam melhorar seu posicionamento nas classificações e que rankings validam um sistema em que as universidades que mais publicam, mais recebem recursos. Se os rankings tendem a ganhar cada vez mais espaço na sociedade, e se impactam de diferentes maneiras os estudantes, as universidades e as políticas públicas, então os desenvolvedores dessas listagens, em geral grupos de mídia, interferem no contexto universitário. Isso acontece inclusive na USP, que, apesar de afirmar que não utiliza as listagens na gestão, monitora os rankings e os utiliza para marketing

Abstract: Although relatively new, and intensified in the second decade of the 21st century, scientific literature on university rankings addresses the subject under various aspects and it is virtuously unanimous to affirm that university rankings are a path of no return and, therefore, they need to be studied. This paper analyses this literature on how university rankings, under the Webster definition (1986), were consolidated, how they are compiled and how they influence the students¿ decision making, the management of the actual universities, and higher education policies. The study encompasses the definition of the concept of university and addresses the representation of higher education in today¿s society, right up to the debate on university evaluation by means of global and national university rankings ¿ whose indicators and results are analyzed. Finally, this paper makes a study on the impact of different listings at USP (Universidade de São Paulo/São Paulo University). The result of this research shows that the upper middle-class students with good academic performance tend to consult the rankings more, that university deans declare the wish to improve the university¿s position in the rankings, and that rankings validate a system in which universities that publish more rankings, receive more resources. If the rankings tend to gain more and more space in society, and impact students, universities and public policies in different ways, therefore the compilers of these listings, generally media groups, interfere in the university context. This even happens at USP, which, although they say that the listings are not used in the management, they do monitor the rankings and use them in marketing
Subject: Ensino superior - Avaliação
Ensino superior - Indicadores
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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