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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Interatividade em rede social virtual complementando e facilitando a aprendizagem em Ciências Morfológicas
Title Alternative: Interactivity in social media complementing and facilitating learning in morphological sciences
Author: Ribeiro, Rafael Lustosa, 1985-
Advisor: Tófoli, Luis Fernando Farah de, 1972-
Abstract: Resumo: Explorar um campo das ciências médicas e biológicas para produção de material educacional virtual é uma prática potencialmente rica em oportunidades, pois mesmo que existam disciplinas de natureza prática experimental, existem também disciplinas que podem ser mediadas por conteúdo virtual. Ciências Morfológicas são disciplinas obrigatórias, ministradas no ciclo básico de todos os cursos da área da saúde. Seu ensino-aprendizagem pode ser um exemplo de mediação complementar por computadores. Visando promover e mensurar interatividade e melhorar desempenho nas ciências morfológicas do ciclo básico de um curso universitário de Enfermagem, este trabalho consistiu em criar um grupo experimental de intervenção por meio de rede social virtual (Facebook), para comparar com um grupo controle, que seguiu seu aprendizado de modo tradicional em uma instituição de ensino universitário na cidade de Campinas, SP. A aprovação dos indivíduos participantes do grupo experimental foi 85.7% e do grupo controle foi 52.4% (p<0,05). A nota da avaliação sobre o tema foi 7,1 (d.-p. 1,27) no grupo experimental e 5,8 (d.-p.1,69; p<0,05) no grupo controle. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação à auto avaliação dos estudantes sobre o tema. Não foi encontrada para o grupo experimental relação entre a contagem das participações nos grupos virtuais e o desempenho final. A intervenção se demonstrou factível e tem potencial para ser repetida em outros cenários. Embora com limitações, este estudo parece sugerir um potencial positivo a ser explorado na combinação de aprendizado presencial complementado por ações de blended learning em rede social virtual aberta

Abstract: Exploring a field of medical and biological sciences for the production of virtual educational material is a practice that is potentially rich in opportunities This happens because together with disciplines that of an experimental practical nature, there are also disciplines that can be mediated by virtual content. The Morphological Sciences are compulsory subjects, taught during the basic cycle of all courses in the health fied. Their teaching and learning can be an example of complementary mediation by computers. This study aims to promote and measure interactivity and to improve the performance in the subject of morphological sciences in a Nursing school in the city of Campinas, Brazil. A teaching intervention was created on an experimental group using a virtual social network (Facebook). This group with a control group that underwent traditional teaching. The approval of the individuals participating in the experimental group was 85.7% and the control group was 52.4% (p <0.05). The evaluation score on the theme was 7.1 (d.-p. 1.27) for the experimental group and 5.8 (d.-p.169, p <0.05) for the control group. There was no statistically significant difference in relation to students' self-assessment about the subject. The relation between the number of participations in the virtual groups and the final performance was absent for the experimental group. The intervention has proved feasible and it has the potential to be replicated in other scenarios. Although with limitations, this study seems to suggest a positive potential to be explored in the combination of face-to-face learning complemented by actions of blended learning in an open virtual social network
Subject: Mídia social
Aprendizagem
Anatomia
Educação
Enfermagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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