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Type: TESE DIGITAL
Title: Clown : "desforma", rito de iniciação e passagem
Title Alternative: Clown : "disassembly", rite of initiation and passage
Author: Wuo, Ana Elvira, 1964-
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo: O presente estudo tece apontamentos da iniciação clownesca por meio de tramas experimentais aviadas em momentos distintos, as quais culminaram no processo ritual da travessia do ator ao território da comicidade. Cruzamentos na teorização de Bergson, de Burnier, de Lecoq, de Propp, de Jung, de Eliade entre outros alinhavam pontos subjetivos, entrecruzando teoria e práxis, estabelecendo conexões simbólicas e transgressoras. Nesse contexto, atribuições de noções preambulares clownescas ao trabalho do ator definem facetas cômicas variadas e ridentes. Descreveram-se e sistematizaram-se relações do ritual de iniciação e do processo criativo de clowns no curso "Aprendiz de clown". O estudo compreendeu os desdobramentos e as influências da linha de pesquisa acerca do clown pessoal, tendo como ponto de partida a observação dos neófitos no rito de iniciação, a iniciadora, o clown retornando aos mestres e suas influências pedagógicas. A pesquisa contou ainda com a elaboração de questões que entram em cena como um conjunto interlocutor de composição da base do aprendizado. Para tanto, evidenciou-se a necessidade de elucidar ao iniciado um princípio, o qual se denominou "desforma" (este, um neologismo), noção mobilizadora e flexível em relação à percepção de outras lógicas de conhecimento que alia a "lógica palhacesca" da comicidade e do risível; que também conduz a experimentação dos estados de esvaziamento, do escape de formas prontamente elaboradas; finalmente, que instaura a inventividade sobre os problemas, distanciando-se dos esquemas do pensamento intelectivo de resoluções de problemas. Contrariamente à lógica de raciocínio para solucionar e acertar, a "desforma" propõe a quebra do lacre da lógica concreta por meio de aventuras em caminhos não convencionais, nos quais o erro, o fracasso e a ausência de inteligência são princípios norteadores que mobilizam a percepção de si; são princípios que possibilitam a desconstrução da lógica concreta do cotidiano propondo um esvaziamento do sujeito em face a essa lógica, tendo como base o significado do fenômeno cômico proposto por Bergson, trazendo uma quebra do lacre das convenções sociais. A elaboração teórica, precedendo a prática, abordou as relações simbólicas, psicológicas e pedagógicas envolvidas no processo criativo dos clowns

Abstract: This work presents notes of clown initiation through experimental plots dispensed at different times, which have culminated in the ritual process of an actor crossing the comicality territory. Crossings in the theory of authors such as Bergson, Burnier, Lecoq, Propp, Jung, Eliade and others tie subjective points, crisscrossing theory and praxis, establishing symbolic and transgressive connections. In such a context, assignments of preliminary clown notions to the actor's work define varied comic and risible facets. Relations of the initiation ritual as well as the creative process of clowns were described and systematized at the course "Aprendiz de clown" ("Clown¿s apprentice"). The study shows the consequences and influences of the line of research on personal clown, beginning with the observation of the neophytes at the initiation ritual, the initiator and clown returning to masters and their pedagogical influences. The research also has devised approaches which maintain dialogue with the learning bases. For this purpose, there was a need to elucidate a principle for initiate, which was called "desforma" (a neologism), a inspiring and flexible notion with respect to the perception of other logic of knowledge that combines the "clownish logic" of the comicalness and the laughable; also, that drives the experiment of the condition of the self-emptying, the escape from forms previously elaborated; and finally, that establishes the inventiveness with respect to the problems, keeping distance from schemes of problem-solving intellectual thinking. Contrary to the logic of problem-solving oriented knowledge, "desforma" proposes breaking the rules of the logic of reality by venturing along unconventional paths, in which mistakes, failures and the absence of intelligence are the guiding principles that mobilize the perception of the self; in other words, these are principles that allow the disruption of the logic of concrete reality proposing the individual self-emptying in face of this logic, based on the meaning of comical phenomenon suggested by Bergson, which results in a breaking of social rules. The theoretical elaboration, preceding the practical one, has addressed the symbolic, psychologic and pedagogic relations inside clown¿s creative process
Subject: Palhaços
Cômico
Atores
Teatro
Teatro - Técnica
Ritos de iniciação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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