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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Práticas interdisciplinares em educação ambiental na educação básica : o que nos revelam as pesquisas acadêmicas brasileiras (1981-2012)
Title Alternative: Interdisciplinary practices in environmental education in basic education : what the brazilian academic research reveals (1981-2012)
Author: Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
Advisor: Megid Neto, Jorge, 1958-
Abstract: Resumo: A pesquisa teve por objetivo analisar como são compreendidas as práticas interdisciplinares em Educação Ambiental implementadas na educação básica, descritas e/ou propostas em teses e dissertações brasileiras. A pluridimensionalidade presente nas questões ambientais e a importância da abordagem da EA em todos os níveis escolares, numa perspectiva interdisciplinar, motivou a escolha do tema deste estudo. Buscou-se investigar que concepções de Interdisciplinaridade, Ambiente e EA podem ser depreendidas nas pesquisas acadêmicas identificadas. De um universo de 2.763 trabalhos defendidos entre 1981 e 2012 e constantes do Banco de Teses EArte, foram localizadas apenas 21 pesquisas relativas a esse objeto de estudo. Esses documentos foram lidos, descritos e classificados quanto aos dados institucionais (autor, orientador, ano de defesa, instituição de ensino superior, programa de pós graduação, unidade federativa, dependência administrativa, grau de titulação acadêmica) e sob os aspectos da prática interdisciplinar em Educação Ambiental, conforme os descritores: ano escolar, tipo de escola, disciplinas abrangidas, métodos e estratégias de ensino, recursos e materiais didáticos, tipo de integração curricular, referencial metodológico, público envolvido e a interação entre ele, nível de integração disciplinar, concepção de ambiente, concepção de EA e sua manifestação curricular. As pesquisas concentraram-se fortemente na década de 2000, com 18 trabalhos, sem haver concentração em algum grupo de pesquisa ou orientador. A maioria das práticas analisadas centraram suas ações nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo-se a partir de temas geradores ou projetos de ensino; nenhum estudo abrangeu a educação infantil e poucos o ensino médio. Os materiais didáticos utilizados são os comumente encontrados nas escolas, além de atividades externas voltadas para o tema de estudo. As ações pedagógicas vinculam-se às propostas curriculares das escolas e as disciplinas mais envolvidas (sempre em conjunto com outras) foram Geografia e Língua Portuguesa, seguidas de Matemática, Ciências, História e Artes. Os pais e a comunidade assumem papel colaborativo nas práticas e revela-se uma relação hierárquica quanto à decisão da proposta de trabalho por parte dos professores e pesquisadores para com os alunos; contudo, tanto no aceite da proposta, quanto no desenvolvimento das atividades pedagógicas, há indicativo de intenso envolvimento e participação dos estudantes. Dezoito práticas foram classificadas pela pesquisadora como interdisciplinares, enquanto três desenvolveram seus trabalhos no nível da pluridisciplinaridade. Nas práticas analisadas há predominância da concepção de ambiente integrado e de Educação Ambiental numa perspectiva crítica, manifestada como elemento essencial e integrado ao currículo escolar. Na maior parte dos trabalhos analisados, os pesquisadores, ao iniciarem seus estudos, descreveram ter observado que a EA escolar acontecia em momentos pontuais, ocasionais ou sequer era contemplada de maneira explícita e que as concepções de ambiente encontradas nas práticas escolares tendiam ao conservadorismo e ao pragmatismo. Assim, nota-se que boa parte das pesquisas promoveram mudanças nas práticas e/ou concepções de EA que vinham se processando nas escolas. Conforme as pesquisas revelaram, muito embora os professores demonstrassem interesse pela EA e pela prática interdisciplinar, esses não se encontravam preparados para com elas trabalhar, ao que se sugere investimento na formação continuada e revisitação dos cursos de formação inicial de professores. Palavras-Chave: Educação Ambiental, interdisciplinaridade; prática pedagógica; educação básica; estado da arte

Abstract: The present research aims at analyzing interdisciplinary practices in Environmental Education implemented in basic education (primary, middle and high school) described and/or suggested in Brazilian theses and dissertations. The multidimensionality present in environmental issues and the importance of the approach of Environmental Education in all levels of education, from an interdisciplinary perspective, are the motivating factors for choosing the subject of this study. It was our intent to investigate the conceptions of Interdisciplinary, Environment and Environmental Education revealed in identified academic researches. Out of 2.763 presented theses between 1981 and 2012 accounted in Banco de Teses EArte, just 21 related to this subject matter. These documents were read, depicted and classified according to institutional data (author, adviser, submission year, institution, graduate program, state, administrative organization, academic degree) and under aspects of interdisciplinary practice of Environmental Education. They also conformed to the following descriptors: school year, school type, subject areas, teaching methods and strategies, resources and teaching material, curricular integration, methodological references, public concerned, and their relation to the level of discipline integration, environment conception, Environmental Education conception and curricular display. The researches highly concentrated in the 2000s, eighteen in total, having no specific research group or adviser. Most practices analyzed focused on the first years of basic school, and evolved from inducing subjects or study projects. There was no focus on child education and a few on high school. Teaching materials adopted were the commonly used in schools, as well as outdoor activities related to the subject matter. Pedagogical actions obeyed the schools curricular proposals and the most involved subjects (always integrated with others) were Geography and Portuguese, followed by Math, Science, History and Arts. Parents and community take a cooperative role in the practice and there is a hierarchical relation between teachers, researchers and students when deciding on the proposed assignment. Yet, there is an intense participation of students in accepting the proposal and developing the activities. Eighteen practices were classified as interdisciplinary, and three evolved in a multidisciplinary level. In the practices, the conception of integrated environment and Environmental Education from a critical perspective prevailed and it was displayed as an essential element to the school curriculum. In most cases, when starting their studies, researchers reported noticing that Environmental Education in schools happened in specific moments, occasionally or was addressed explicitly and its conceptions tended to conservatism and pragmatism. Thus, it is noted that great part of the researches brought about changes in school practices and/or conceptions. As researches revealed, although teachers showed interest in Environmental Education and in interdisciplinary practice, they were not prepared to work with them, which suggests a need for investing in continuous training and revision of basic teaching training courses. Keywords: Environmental Education, interdisciplinary practices; pedagogical practices; basic education; state of the art
Subject: Interdisciplinaridade
Educação ambiental
Prática pedagógica
Educação básica
Estado da arte
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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