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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O "Questionário de Capacidades e Dificuldades" (SDQ) como instrumento de triagem de problemas de saúde mental em pré-escolares : estudo de viabilidade em unidade básica de saúde
Title Alternative: Screening for mental health problems among preschool children with the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) : feasibility study in a primary health care unit
Author: Santos, Raquel Godinho Hokama dos, 1983-
Advisor: Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler, 1959-
Abstract: Resumo: Objetivos: Verificar a aplicabilidade do Questionário de Capacidades e Dificuldades ¿ Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ 2,4-p) como instrumento de rastreamento de Problemas de Saúde Mental (PSM) em crianças pré-escolares, no contexto da Atenção Básica à Saúde; caracterizar os PSM da amostra, comparando dados do SDQ (2,4-p) e do Inventário de Comportamentos da Criança ¿ Child Behavior Check List (CBCL1½ -5 anos). Métodos: estudo observacional transversal com amostra de conveniência composta por crianças de 31 a 50 meses, cujos responsáveis forneceram relato das informações. Na primeira etapa, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) aplicaram o SDQ (2,4-p), durante consultas de rotina. Na sequência, o CBCL (1½ -5) foi aplicado aos responsáveis, por profissional experiente em saúde mental infantil. Resultados do SDQ e do CBCL foram comparados e correlação entre as escalas foi analisada. Resultados: Dos 280 questionários disponibilizados aos profissionais da UBS, 48 foram preenchidos e houve aplicação do CBCL em 40 dos participantes. Entre os problemas rastreados com o SDQ, 18 casos (37,6% de 48) apresentam escore anormal no "Total de Dificuldades" e 38 (80,9% de 48), escore normal no "Impacto da Dificuldade". Problemas de conduta se destacam pela porcentagem de escores anormais (47,9%). A correlação entre SDQ e CBCL é positiva em todas as escalas, exceto no comportamento pró-social. Conclusões: PSM clinicamente importantes são encontrados em crianças pré-escolares. Variáveis do SDQ discriminam predominantemente, PSM normais e anormais, conforme parâmetros do CBCL, funcionando como um bom instrumento de triagem

Abstract: Objectives: Verify the applicability of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ 2,4-p) as a mean to track Mental Health Problems (MHP) among preschool children, in the context of Primary Health Care, to characterize the MHP of the sample, comparing data from SDQ (2,4-p) and from the Child Behavior Check List (CBCL1½ -5 years). Methods: Cross-sectional observational study with a convenient sample composed by children from 31 to 50 months old, whose caregivers have provided information reports. On the first stage, health professionals from a primary care health unit (UBS) have applied the SDQ (2,4-p), during routine consultations. After this procedure, the CBCL (1½ -5) was applied to the caregivers by a child mental health professional. The results from SDQ and CBCL were then compared and the correlation between scales was analyzed. Results: Out of the 280 questionnaires available to the evaluators at UBS, 48 were filled and the CBCL was applied to 40 participants. Among the issues tracked by SDQ, 18 cases (37,6% out of 48) had an abnormal score in the "Total Difficulties" and 38 (80,9% out of 48) had a normal score in the "Difficulty impact". Behavior issues standed out due to the high percentage of abnormal scores (47,9%). The correlation between SDQ and CBCL was positive in all scales, except in the pro-social behavior. Conclusions: clinically important MHP were found among pre-school children. SDQ variables showed predominantly normal and abnormal MHPs, according to CBCL parameters, fitting as a good screening tool
Subject: Pré-escolar
Saúde mental
Atenção primária à saúde
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Raquel Godinho Hokama dos. O "Questionário de Capacidades e Dificuldades" (SDQ) como instrumento de triagem de problemas de saúde mental em pré-escolares: estudo de viabilidade em unidade básica de saúde. 2016. 1 recurso online ( 78 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321796>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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