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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação e psicanálise : análise do cotidiano escolar
Title Alternative: Education and psychoanalys : daily school analysis
Author: Kamada, Mariana Yuki, 1985-
Advisor: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Abstract: Resumo: O diálogo entre educação e psicanálise pode contribuir sobremaneira para o entendimento do dia-a-dia dentro da escola, que é repleto de história, amizade, desavenças, regras, e também estudo. A presente dissertação versa sobre a pesquisa realizada em uma escola pública estadual do interior paulista, e tem os procedimentos metodológico divididos em duas partes: a construção de um "estado do conhecimento" em torno das palavras educação e psicanálise, e a análise de fragmentos (normas de conduta oficiais, atividades pedagógicas dos alunos do ensino fundamental e meus relatos como professora de história) do cotidiano escolar a partir de uma perspectiva psicanalítica centrada principalmente nos estudos de Freud, com o intuito de abrir um espaço onde a palavra destes sujeitos possa circular. O desafio é ser ao mesmo tempo a professora que realizou as atividades e a pesquisadora que analisou os dados. O resultado é esta dissertação, que contempla quatro capítulos: o primeiro é um diálogo entre educação e psicanálise; o segundo apresenta os procedimentos metodológicos detalhados; o terceiro é a apresentação dos resultados do "estado do conhecimento"; o quarto é o momento de iluminar os fragmentos do cotidiano escolar a partir de conceitos como transferência, identificação, entre outros. E por último as considerações finais indicam que, embora sem ter as respostas, a psicanálise legitima as questões da educação. Ademais, esta pesquisa produziu um saber de fronteira entre educação e psicanálise e pôde enquadrar um momento singular do cotidiano escolar

Abstract: The dialogue between education and psychoanalysis may greatly contribute to the understanding of the day-to-day life in a school, which is full of stories, friendships, estrangements, rules, and also studying. The present dissertation discusses the research performed on a public state school in a country town in São Paulo, and has its methodologic procedures divided in two parts: the building of a "state of knowledge" around the words education and psychoanalysis, and an analysis of fragments (official conduct norms, pedagogic activities performed by middle school students and my reports as a history teacher) of the school quotidian based on a psychoanalytic perspective centered mainly around the studies of Freud, with the purpose of creating a space through which the words of these subjects may circulate. The challenge is being at the same time the teacher who performed the activities and the researcher who analyzed the data. The result is this dissertation, which contemplates four chapters: the first one is a dialogue between education and psychoanalysis; the second one presents the detailed methodological procedures; the third one is a presentation of the results of the "state of knowledge"; the fourth one is the moment to illuminate the fragments of the school¿s everyday life based on concepts such as transference, identification and others. At the end, the final considerations indicate that, although not having the answers, the psychoanalysis legitimates the education inquiries. Furthermore, this research created a knowledge in the frontier between education and psychoanalysis and was able to frame a singular moment in the school quotidian
Subject: Educação
Psicanálise
Escolas públicas
Cotidiano escolar
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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