Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321758
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Análise do instrumento perfil psicoeducacional revisado (PEP-R) para avaliação de crianças com autismo
Title Alternative: Analysis of the psychoeducational profile revised (PEP-R) instrument for evaluation of children with autism
Author: Lima, Fernanda de, 1984-
Advisor: Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Abstract: Resumo: O Autismo é uma condição que se caracteriza por alterações que afetam os padrões de interação, comunicação e o comportamento e seu diagnóstico baseia-se na avaliação clínica, que inclui os aspectos comportamentais. Devido à grande heterogeneidade encontrada entre as pessoas com autismo e à variação qualitativa dos aspectos acima mencionados, conhecer cada caso em profundidade é importante para que sejam oferecidos os apoios necessários para o desenvolvimento e a participação social. O diagnóstico e o planejamento das condutas terapêuticas e educacionais podem ser auxiliados pelo uso de instrumentos de avaliação que podem contribuir na elucidação dos casos. No Brasil existem alguns instrumentos que foram validados para uso em nossa população. Um desses instrumentos é o PEP-R que se propõe a avaliar áreas de desenvolvimento e comportamento de crianças com Autismo e com Distúrbios do Desenvolvimento. O objetivo desse estudo foi analisar o instrumento PEP-R quanto aos seus fundamentos, atividades propostas e conceitos subjacentes, aprofundar teoricamente na compreensão dos conceitos de linguagem, imitação e cognição muito presentes no instrumento e, através dessa análise, verificar os limites e possibilidades dessa avaliação quanto ao seu uso em ambientes clínicos e educacionais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos conceitos, estudo do instrumento e levantamento de estudos que utilizaram o PEP-R. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como estudo de caso. Nesse estudo, observou-se que o modo como os itens foram agrupados em suas respectivas áreas incide na qualidade da avaliação. O instrumento mostra vantagens ao considerar particularidades das pessoas com TEA na avaliação. Apesar disso é importante obter informações por meio de diversas fontes, sobre os diferentes contextos de vida da criança para uma análise mais ampla de cada caso. A aplicação do PEP em ambientes clínicos e educacionais é útil desde que seja utilizada como complemento dessa análise mais ampla e compreensiva das capacidades da criança

Abstract: Autism is a condition that is characterized by changes that affect patterns of interaction, communication and behavior and its diagnosis is based on clinical evaluation, including behavioral aspects. Due to the great diversity found among people with autism and qualitative variation of the above aspects, the understanding of each case in depth is important for the necessary support to be offered regarding the promotion of development and social participation. The diagnosis and planning of therapeutic and educational actions can be aided by the use of assessment tools that can contribute to the elucidation of cases. In Brazil there are some instruments that have been validated for use in our population. One such instrument is the PEP-R that proposes to assess areas of development and behavior of children with Autism and Developmental Disorders. The aim of this study was to analyze the PEP-R instrument in relation to its fundamentals, proposed activities and underlying concepts, theoretically deepen the understanding of language concepts, imitation and cognition present in the instrument and through this analysis to check the limits and possibilities of this evaluation to be used in clinical and educational settings. In this study, it was observed that the way the items were grouped in their respective areas focuses on quality assessment. The instrument shows advantages when considering characteristics of people with ASD in the evaluation. However, it is important to gather information through various sources about the different contexts of life of the child to a broader analysis of each case. The application of PEP in clinical and educational settings is useful provided it is used to complement this broader and comprehensive analysis of the child's capabilities
Subject: Transtorno autístico
Avaliação
Desenvolvimento infantil
Editor: [s.n.]
Citation: LIMA, Fernanda de. Análise do instrumento perfil psicoeducacional revisado (PEP-R) para avaliação de crianças com autismo. 2016. 1 recurso online ( 98 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321758>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_Fernandade_M.pdf828.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.