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Type: TESE DIGITAL
Title: O Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto da terceira via : o neoliberalismo reconfigurado
Title Alternative: The Education Development Plan in the context of the third way : the reconfigured neoliberalism
Author: Silva, Domingos Pereira da, 1980-
Advisor: Rodriguez, Vicente, 1951-
Abstract: Resumo: O objetivo que perpassa este trabalho envolve apreender a concepção teórico-política que embasa o Plano de Desenvolvimento da Educação. Para tanto, analisa-se, de forma específica, o processo de orientação da política educacional implementada no Brasil na primeira década do século XXI e sua relação com a reforma do Estado ocorrida na última década do século XX. Dada a opção de abordar o referido objeto com base na perspectiva dialética, utiliza-se a pesquisa de natureza qualitativa e, como procedimentos teórico-metodológicos, a pesquisa documental em associação com a análise crítica da bibliografia selecionada. O estudo revela que o Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em abril de 2007, fundamenta-se na orientação teórico-política do programa da "terceira via", que vem servindo à classe burguesa e suas frações, no processo de estabelecimento de um consenso que apregoa ser a lógica do capital a única alternativa possível para a sociedade. A pesquisa revela também que a introjeção da responsabilização social se relaciona ao intento do Estado de fazer com que a escola se torne "menos estatal e mais pública", o que vem sendo funcional para a parcial desresponsabilização do Estado estrito e, consequentemente, para sua redefinição, na implementação das políticas públicas

Abstract: The objective that permeates this work involves understanding the theoretical-political conception that underlies the Education Development Plan. Therefore, it is analyzed, specifically, the process of orientation of the educational policy implemented in Brazil in the first decade of this century and its relation with the reform of the state occurred last decade of the twentieth century. Given the option of addressing the referd object based on the dialectical perspective, it uses the qualitative research and, as theoretical and methodological procedures, documentary research in association with the critical analysis of the selected bibliography. The study reveals that the Development Plan for Education, launched in April 2007, is based on the theoretical and political orientation of the program of the "third way", that has been serving the bourgeoisie and its fractions, establishing a consensus process which states the logic of capital the only possible alternative for society. The research also reveals that the internalization of the social responsibility relates to the intent of the State to make the school become "less state-owned and more public", which has been functional for partial deresponsibilization of the state in the strict sense and, consequently, their redefinition, in the implementation of public policies
Subject: Plano de Desenvolvimento da Educação
Estado
Gerencialismo
Educação
Políticas públicas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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