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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O impacto dos congestionamentos urbanos no custo da distribuição física de produtos
Title Alternative: The impact of urban traffic jam on the cost of good distribution
Author: Faria, Nivaldo Alves de, 1962-
Advisor: Françoso, Maria Teresa, 1963-
Abstract: Resumo: O transporte rodoviário de cargas no Brasil é uma das atividades estratégicas da economia, desde a chegada da indústria automobilística no país e dos respectivos incentivos concedidos pelos governos estaduais e federal, no início do século XX. Várias organizações têm buscado disciplinar a composição de custos para auxiliar prestadores de serviços logísticos e transportadores autônomos (carreteiros), porém o impacto dos congestionamentos urbanos e a variabilidade do tempo de viagem nessa atividade reduz sensivelmente a competitividade de produtos e serviços, principalmente quando essas operações ocorrem nos grandes centros urbanos do país. O objetivo desta pesquisa é apontar oportunidades de redução no custo de autopeças para a montadora e o consequente repasse desses valores aos agentes intervenientes no gerenciamento da cadeia de suprimentos, chegando-se aos consumidores finais, utilizando método quantitativos e qualitativos, desenvolvidos por instituições de ensino superior e órgãos representantes dos mais variados setores da indústria e serviços. O estudo de caso limita-se ao trajeto da rota Guarulhos/SP (origem) a São Bernardo do Campo/SP (destino), quantificando, em termos percentual e monetário, o valor da redução no custo do frete com base em modelos matemáticos e coletas de dados por meio de sistemas de monitoramento por satélites

Abstract: Highway cargo transportation in Brazil is one of the strategic economy activities since the arrival of the automobile industry in the country and the respective incentives granted by State and Federal governments at the beginning of the 20th century. Various organizations have tried to bring the costs to assist providers of logistic services and independent carriers (truck drivers) under control, however the impact of traffic jams and the variability of travel time in this activity reduces the competitiveness of products and services, especially when these operations take place in the large urban centers of the country. The objective of this research is to indicate opportunities in the reduction of the cost of car parts for the automobile industry and consequently transfer these values to the mediation agents in the management of the supply chain, arriving at the final consumers of the product using the methods developed by higher education institutions and bodies representatives of the most varied sectors in the industry and services. The case study has been limited to the path of the route Guarulhos/SP (source) to São Bernardo do Campo/SP (target) quantifying in percentage and monetary terms the value of the reduction of cost freight based on mathematic models and collection data through monitoring systems for satellites
Subject: Trânsito - Congestionamento
Transporte rodoviario de carga - Custos - Brasil
Logistica empresarial - Custo-benefício
Editor: [s.n.]
Citation: FARIA, Nivaldo Alves de. O impacto dos congestionamentos urbanos no custo da distribuição física de produtos. 2016. 1 recurso online ( 110 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321656>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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