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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Os efeitos da prática do Wushu em crianças com déficit de atenção e hiperatividade
Title Alternative: The effects of the practice of Wushu in children with attention deficit and hyperactivity
Author: Ortega, Enrique Miluzzi, 1973
Advisor: Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Abstract: Resumo: As lutas, artes marciais e esportes de combate (LAMEC) compreendem um vasto campo de conhecimento, adequado a pessoas de todas as idades (de crianças a idosos), gênero, e, não excludentemente, pessoas com deficiências. Entretanto, apesar de serem reconhecidas no meio acadêmico, as LAMEC têm uma participação ainda pouco expressiva na área de Atividade Física Adaptada. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar se as estratégias de ensino do Wushu (arte marcial chinesa mais conhecida como kung fu) são capazes de influenciar positivamente crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Quanto ao método, a pesquisa é um estudo de caso, tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário semiestruturado, composto de 12 perguntas, sendo dez fechadas e duas abertas. A amostra foi composta por sete responsáveis legais das crianças de cinco a 12 anos com características de déficit de atenção e hiperatividade que treinam na Academia Central Kung Fu Wushu - Campinas. Os dados foram submetidos a uma Análise de Conteúdo, na qual, tanto quantificação das questões objetivas e interpretação das respostas descritivas contribuíram para a abordagem qualitativa deste estudo. Como resultado, foram identificadas influências positivas após inicio do treinamento, principalmente a concentração e disciplina. Estas influências positivas foram atribuídas predominantemente à qualificação da equipe de professores e as características do Wushu. Como conclusão, sugere-se que a prática do Wushu, orientada por profissionais que tenham conhecimento sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e competência pedagógica, possa influenciar positivamente na disciplina e concentração de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Espera-se assim criar uma possibilidade de interlocução social que possa aprimorar a formação de pais, responsáveis e educadores quanto aos conhecimentos que envolvem as LAMEC e o TDAH, afim que estes tenham a capacidade de respeitar a individualidade, compreender as deficiências e ressignificar a dimensão pedagógica das LAMEC, tornando-as acessíveis a um maior número de pessoas

Abstract: Martial arts and combat sports are a large field of knowledge, appropriate for people of all ages (from children to elderly), gender, and people with disabilities. However, despite being recognized in academic circles, martial arts and combat sports still have a little participation in the field of Adapted Physical Activity. In this sense, the general objective of this research is to investigate whether the teaching strategies of Wushu (Chinese martial art, more know as kung fu) are able to be a positively influence in children with attention deficit and hyperactivity. The method in this research is characterized as a case study, descriptive character, having a semi-structured questionnaire composed of 12 questions, 10 closed and 02 open, as an instrument for data collection. The sample was composed of seven legal guardians of children 05 to 12 years old with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) practitioners in Academia Central Kung Fu Wushu, school of Chinese martial arts in the City of Campinas - SP - Brazil. The data were submitted to a Content Analysis which both quantification of objective questions and interpretation of descriptive responses contributed to the qualitative approach of this study. As a result were identified positive influences after beginning training, especially the concentration and discipline. These positive influences were attributed predominantly to the qualification of the teaching staff and Wushu characteristics. In conclusion, it is suggested that the practice of Wushu, guided by professionals who have knowledge of the Deficit Disorder Attention / Hyperactivity Disorder (ADHD) and pedagogical competence, can positively influence the discipline and concentration of children with attention deficit and hyperactivity. This is expected to create a possibility of social dialogue that can enhance the formation of parents, guardians and educators about the knowledge involved in the martial arts and combat sports aspects that relate to this universe, giving new meaning to their pedagogical dimension, making them accessible to a greater number of people
Subject: Artes marciais
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Artes marciais chinesas
Editor: [s.n.]
Citation: ORTEGA, Enrique Miluzzi. Os efeitos da prática do Wushu em crianças com déficit de atenção e hiperatividade. 2016. 1 recurso online ( 126 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321608>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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