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Type: TESE DIGITAL
Title: Análise das tensões no patim do trilho na via férrea carregada
Title Alternative: Analysis of tensions in the foot of the rail in the loaded railway
Author: Silva, Mhileizer Arielys Toledo Arenas, 1985-
Advisor: Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-
Abstract: Resumo: O sistema ferroviário é um importante modal no Brasil, principalmente para o transporte de cargas de minério. Segundo estimativas da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), o ano 2015 finalizou com um total de 485 milhões de toneladas transportadas, e 2016 com 510 milhões (aumento de 5,1%). No Brasil existem muitas ferrovias antigas, que nunca passaram por nenhum tipo de modificação ou reconstrução, com emprego de modernas técnicas construtivas. Portanto, estas vias não possuem a camada de sub-lastro, expondo muitos trechos à drenagem deficiente, trazendo como consequência a saturação da plataforma e a cravação do lastro, deixando de existir nessa interface (dormente-lastro) o pleno contato entre elas, fenômeno conhecido pelo nome "GAP". Este fenômeno compromete a capacidade de suporte dos elementos da via, afetando seu fator de segurança por permitir o livre deslocamento vertical do dormente quando carregado. Neste trabalho foi incorporada a utilização do programa de análise LISA com os dados obtidos em campo e fazer a simulação de uma via férrea carregada, para determinar tanto as deformações no patim dos trilhos quanto as tensões ocorrentes nos mesmos quando ficam sujeitos ao aumento de uma carga. Com base nos resultados computacionais e de laboratório, esta pesquisa permitiu realizar um estudo de situações específicas, como a determinação das tensões no patim do trilho na presença de um, três e cinco dormentes laqueados (via férrea laqueada ), para calibrar um modelo que permite representar e prever o comportamento do trilho a flexão

Abstract: The rail system is an important modal in the country, specially for the transport of ore loads. According to the National Association of Railway Transport (ANTF) estimations, 2015 will end with a total of 485 million tons transported, and therefore 2016 will present an increase of 5.1% by closing the year with 510 million tons transported. In Brazil there are many aged railways, which have never suffered any modification or reconstruction with the use of modern building techniques. Consequently, these roads do not possess the subballast layer, exposing many road sections with poor drainage, bringing as a result the platform saturation and the crimping of the ballast. When this occurs, the ballast is crimped and the full contact between the sleeper-ballast cease to exist, appearing the phenomenon called "GAP" between the two surfaces. The effects are shown at the moment of the loading of this dormant, due to a free vertical displacement of the dormant until it reaches its support in the ballast, which compromises the capacity of the permanent way elements and affects the safety factor of the railroad. The specification of deformation parameters is usually made through the analysis of the deformation influence lines, usually called deflection basin of the rails, which allows to model and to predict the track behavior. This study is a set of knowledge that allows to model and to predict the behavior of the permanent way. This research allowed to conduct a study of specific situations, such as the determination of the tensions at the foot on the rail in presence of one, three and five lacquered sleepers
Subject: Tensão
Software
Dormentes de ferrovias
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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