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Type: TESE DIGITAL
Title: "I account this world a tedious theatre" : a tragédia do teatro do mundo em John Webster
Title Alternative: "I account this world a tedious theatre" : the tragedy of the theatre of the world in John Webster
Author: Lopes, Renato Gonçalves, 1974-
Advisor: Sabinson, Eric Mitchell, 1949-
Abstract: Resumo: Esta tese de doutorado propõe o estudo da dramaturgia inglesa do início do século XVII, especificamente no chamado período jacobino, enfocando na tragédia de John Webster (The White Devil e The Duchess of Malfi), um dos mais representativos do seu tempo. John Webster obteve certo reconhecimento em sua época e em diferentes produções ao longo do século XX e neste início do XXI, o que não sugere a apreciação ainda pouco compreendida nem sua ausência em pesquisas, como nas universidades brasileiras. Seu teatro contemporâneo sofre da recorrência de qualificativos tornados lugares-comuns da "bardolatria", os quais são características não de um dramaturgo, mas de toda sua geração. Porém, a reflexão advinda de uma dramaturgia de aparente contradição (clássica e perversa) como é a jacobina, levanta questionamentos sobre a relação entre tantas cenas de horror ou sexualidade exacerbada e um teatro dominado por regras sociais, religiosas e literárias. Ao mesmo tempo, tais questões possibilitam a identificação de elementos que demonstrem suas qualidades dramatúrgicas, potencialidades cênicas e seu contexto de produção, e extraem deles temas e questões vistos como relevantes por parte da ampla crítica especializada atual. Destaca-se, nessa perspectiva, a recorrência de verdadeira metalinguagem cênica, ou metateatralidade, por meio de diferentes recursos (como a `peça dentro da peça¿) de diversas funções dramáticas (como uma reflexão sobre a existência), os quais, inseridos em enredos que remetem àquele contexto fortemente religioso, revelam sua conexão com noções metafísicas, como providência divina e predestinação, dos debates ou disputas da teologia anglicana, ainda em formação no século XVII

Abstract: This doctoral thesis proposes the study of English drama of the early seventeenth century, specifically in called Jacobean period, focusing on the tragedy of John Webster (The White Devil and The Duchess of Malfi), one of the most representative of his time. John Webster received some recognition in his time and in different productions throughout the twentieth century and the early twenty-first, which does not suggest the still poorly understood assessment or its absence in researches, as it occurs in Brazilian universities. His contemporary theater suffers from recurrent epithets become commonplaces of "bardolatry", which are not characteristics of one playwright, but his entire generation. However, arising reflection of a dramaturgy of apparent contradiction (classical and perverse) as the Jacobean generates questions about the relationship between many scenes of horror or exacerbated sexuality and a theater dominated by social, religious and literary rules. At the same time, those questions enable the identification of elements that demonstrate their dramaturgical qualities, scenic potential and its production context, and extract their themes and issues seen as relevant by the wide critical current specialist. It is noteworthy, in this perspective, the recurrence of true scenic metalanguage, or metatheatricality, through different features (such as the 'play within the play') of several dramatic functions (as a reflection on existence), which, inserted into plots that refer to that strongly religious context, reveal their connection with metaphysical notions as divine providence and predestination, the debates or disputes of Anglican theology, still forming in the seventeenth century
Subject: Webster, John, 1580?-1625?
Teatro inglês (Tragédia) - Séc. XVII
Metateatro
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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