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Type: TESE DIGITAL
Title: A formação do pensamento estético de Osório Cesar : estudo dos textos sobre arte e cultura escritos no período de 1920 a 1960
Title Alternative: The construction of Osório Cesar's aesthetic thinking : the study of texts on art and culture written by him between 1920 and 1960
Author: Carvalho, Rosa Cristina Maria de, 1979-
Advisor: Migliaccio, Luciano
Abstract: Resumo: Nas primeiras décadas do século XX, o fenômeno da loucura foi um assunto muito discutido no panorama brasileiro das artes, visto que os escritores, os pintores e os músicos, que buscavam uma nova inspiração poética na imaginária despertada nos sonhos, nos devaneios e nas associações de ideias, foram qualificados como "loucos" e "degenerados mentais" pela crítica conservadora. Naquela época, o anatomopatologista Osório Thaumaturgo Cesar (1895-1979) escreveu seu primeiro artigo a respeito da manifestação simbólica elaborada pelos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery, no qual afirmou a sinceridade da arte de vanguarda por ser ela a expressão de uma arte livre e de elevado valor estético. Foi com esse artigo, intitulado: "A arte primitiva nos alienados: manifestação escultórica com caráter simbólico feiticista num caso de demência precoce paranóide", que Osório Cesar iniciou uma extensa produção escrita a respeito das semelhanças configuracionais encontradas nas manifestações simbólicas dos loucos e nos estilos artísticos, sobretudo nas obras modernas. Como Osório Cesar demonstrou, por intermédio de seus escritos, uma postura ideológica diversa daquela apresentada pela crítica conservadora, esta pesquisa estudou atentamente os livros, os artigos e um conjunto de aproximadamente quatrocentas crônicas, escritas nas décadas de 1940 e 1950, no intuito de compreender quais foram as bases do pensamento intelectual de Osório Cesar nas artes, principalmente nas artes plásticas. Em acréscimo ao convívio com artistas (a pintora Tarsila do Amaral, o escritor Mário de Andrade e o pintor e engenheiro Flávio de Carvalho, por exemplo), o acesso à psicanálise e o conhecimento de coleções da manifestação simbólica de loucos organizadas por psiquiatras alemães e franceses (que mantinham um constante diálogo com os participantes dos grupos expressionista, cubista, dadaísta, surrealista, e com os membros da Compagnie de l¿art brut, após 1945), ofereceram a Osório Cesar o estímulo para elaborar uma coleção particular e priorizá-la como documento de estudo das características formais encontradas nas manifestações simbólicas dos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery. A análise da coleção, proporcionou a Osório Cesar o contato com uma fundamentação teórica que explicava os estilos artísticos, ora figurativos, ora abstratos, como a expressão de sentimentos estéticos originados a partir de diferentes necessidades psíquicas de um povo. A correspondência entre estilo formal e conteúdo psíquico recebeu uma explicação de tendência psicanalítica nos estudos de Osório Cesar, porque ele justificou as semelhanças configuracionais, encontradas nas manifestações de loucos e nas obras de arte de vanguarda, com o princípio da mente primitiva, ou seja, o artista demonstrava a necessidade de encontrar uma arte renovada nos estados inconscientes de contemplação vividos pelo homem primitivo e nas culturas ditas primitivas: como a africana, a indígena e a oriental. A partir desse princípio, Osório Cesar inseriu a manifestação simbólica dos loucos na complexa discussão do primitivismo nas artes

Abstract: In the beginning of the 20th century, the phenomenon of madness was a subject much discussed in the Brazilian scenario of the arts, because writers, painters and musicians, who sought a new poetic inspiration in the imaginary established in dreams, reveries and associations of ideas, were classified as "insane" and "mentally degenerate" by conservative criticism. At that time, the physician Osório Thaumaturgo Cesar (1895-1979) wrote his first article about the symbolic manifestation elaborated by the patients of the Psychiatric Hospital of Juquery, in which he claimed the sincerity of the avant-garde art since it is the expression of a free art and full of aesthetic value. In that article, titled, "Primitive art in the alienated: sculptural manifestation with symbolic character fetishist in a case of paranoid dementia praecox", in which Osório Cesar began an extensive written production about the configuration similarities found in symbolic manifestations of madmen and artistic styles, especially in modern works.Since Osório Cesar demonstrated, through his writings, an opposite ideological posture to that presented by the conservative criticism, this research studied carefully the books, articles and a collection of approximately 400 chronicles written in the decades of 1940 and 1950, in order to understand which were the foundations of Osório Cesar¿s intellectual thought about art, especially in fine arts. In addition to contact with the artists (the painter Tarsila do Amaral, the writer Mário de Andrade and the painter and engineer Flávio de Carvalho, for example), his knowledge in psychoanalysis and information regarding collections of symbolic manifestation of the insane organized by German and French psychiatrists (who have established a consistent dialogue with participants of the expressionism, cubism, dadaism, surrealism, and with the members of the Compagnie de l¿art brut, after 1945), offered Osório Cesar encouragement to develop a private collection and prioritize it as a study document of formal characteristics found in the symbolic manifestations made by patients of the Psychiatric Hospital of Juquery. The analysis of the collection, offered to Osório Cesar a contact with a theoretical foundation which explained the artistic styles, figurative or abstract, as the expression of aesthetic feeling created by psychological needs of a civilization. The correspondence between formal style and psychic content received an explanation of psychoanalytical trend in the studies of Osório Cesar, because he justified the similar configuration found in the manifestations of the insane and in the works of avant-garde art with the principle of the primitive mind, in other words, the artist expressed the need to find a new art in the unconscious states of contemplation experienced by primitive man and by so-called primitive cultures: as the indigenous, African and oriental civilization. The principle of the primitive mind allowed Cesar Osorio to introduce the symbolic manifestation of the insane in the complex discussion of Primitivism in art
Subject: Cesar, Osorio, 1895-1979
Arte Moderna - Século XX - Brasil
Vanguarda (Estética) - Brasil
Primitivismo na arte - Brasil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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