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Type: TESE DIGITAL
Title: Dilemas de professoras ao ensinarem geografia : a permanência dos estudos sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Title Alternative: Teacher's dilemmas in teaching geography : the continuity of social studies in the early years of Elementary School
Author: Pedro, Gabriel Brasil de Carvalho, 1988-
Advisor: Straforini, Rafael, 1973-
Abstract: Resumo: O objeto da pesquisa são as práticas cotidianas em ensino de Geografia das professoras nos anos iniciais do atual Ensino Fundamental. O objetivo da investigação, assim, procura compreender como têm sido construídas essas práticas, a partir do ponto de vista das próprias docentes, desde o fim da disciplina Estudos Sociais ¿ e a separação dos conteúdos que estavam a seu encargo entre História e Geografia no segmento contemplado. Sua problemática reside no fato de que estas professoras estão tradicionalmente associadas a um perfil de trabalho polivalente, e desde 1997 com a concretização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) vêm sendo exigidas, institucionalmente, a desenvolver um ensino com orientação disciplinar mais rígida, simultaneamente generalistas e especializadas. Para atingir os objetivos da pesquisa, foi necessário compreender como essas docentes vem desenvolvendo suas práticas com os temas, conceitos e conteúdos geográficos a partir de suas perspectivas. Dessa maneira, lançou-se mão da metodologia teacher thinking (paradigma do pensamento do professor) que assume como seu ponto de partida investigativo as decisões que os professores tomam em sala de aula, e o contexto psicossocial que as informa e as orienta. Através de um levantamento bibliográfico e documental, buscou-se desmistificar os estigmas e equívocos metodológicos atribuídos aos Estudos Sociais durante o período da Ditadura Militar no segmento. A partir daí, pensou-se como ou se é possível nos dias de hoje estabelecer um diálogo entre as metodologias deste antigo componente curricular e as tradições existentes nas práticas das professoras dos anos iniciais. Com essas informações em mãos, uma entrevista foi desenvolvida e aplicada junto à três professoras da rede estadual de ensino de Campinas com mais de 15 anos de exercício docente. As perguntas que foram apresentadas às docentes foram pensadas de forma a lhes proporcionar um exercício de comparar suas práticas cotidianas no período em que trabalharam com Estudos Sociais, com o momento atual aonde trabalham especificamente com as disciplinas de Geografia e História. O conceito e categoria metodológica central utilizado para dinamizar o exercício de comparação proposto foi o de dilema docente. O propósito das entrevistas foi melhor entender de que maneira as orientações de "disciplinarização" nos anos iniciais têm influenciado as práticas dessas profissionais. A partir da investigação desenvolvida, foi possível perceber que as professoras dos anos iniciais possuem uma cultura escolar própria ao segmento em que ensinam, aonde valorizam o ensino polivalente. Os Estudos Sociais encontram permanência nesta cultura, se não mais enquanto componente curricular, como prática e discursos

Abstract: Our research¿s object are the everyday practices that elementary school teachers develop in order to teach Geography. Thus, it is the goal of this investigation to understand how said practices are built from a teacher¿s standpoint, since Social Studies as a school subject was undone, and split into two other subjects - namely, History and Geography. The problem that emerged from this undoing is that teachers working at the elementary school level are tradionally associated with a generalist role in education, but since 1997, with the implementation of the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN) are being asked to develop practices with a much more strict disciplinary orientation, simultaneously generalists and specialists. To reach the goal set out for this research, it became necessary to understand how these teachers view their own handling of geographical themes, concepts and subjects alongside their students. With this in mind, we chose to utilize the Teacher Thinking methodological framework, since it approaches issues regarding education from the decisions teachers take inside classrooms, and their psychological contexts, that informs and guides their decision-making processes. Through a bibliographical and documental survey, we sought to desmystify the stigmas attributed to Social Studies - as an elementary school subject - throughout the historical period Brazil was under Military Dictatorship. From there on out, we needed to think how to, in present days, establish a dialog between the methodologies associated with Social Studies and the pedagogical traditions that linger within the practices of primary school teachers. With this information at hand, we developed and interview script and applied it with three public school teachers in the city of Campinas, al of whom have a career equal to, or longer than 15 years. The questions we presented these professionals with were conceived aiming to stimulate them to compare their everyday practices in the period they worked with Social Studies, with the current scenario in which they work specifically with Geography and History as independent school subjects. The main methodological concept and category we used to catalyze these statements was the Teacher¿s Dilemmas (dilemas docentes). The purpouse of these interviews was to help us better understand how or if the brazilian educational policies, both current and past, that encourage more strict disciplinary orientations to education have influenced primary school teachers and their practices. From the realized investigation, we were able to identify that teachers in this educational stage possess their own particular school culture, valuing a generalist teaching profile over specialists. As such, Social Studies find continuity in this culture, if no longer as a curricular component, as a practice and discourse
Subject: Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Geografia - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Estudos sociais - Ensino de primeiro grau
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Dissertação e Tese

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