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Type: TESE DIGITAL
Title: O ensino de Ciências Naturais no curso de Pedagogia : dilemas que emergem de estudos de caso
Title Alternative: Teaching of natural sciences in the facullty of education : dilemmas emerging from cases studies
Author: Esteves, Patrícia Elisa do Couto Chipoletti, 1965-
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: No Brasil, não há um sistema de ensino no sentido de uma teoria nacional de educação norteadora de currículos e programas educacionais. As diretrizes curriculares federais ¿ atualmente em vigor ¿ que regulamentam o Ensino Fundamental (EF) sugerem aos organizadores de currículos, gestores e professores a inclusão de temas de Ciências Naturais nos programas de ensino a partir dos primeiros anos da Educação Básica. Por outro lado, o currículo do EF do Estado de São Paulo reduziu o currículo a poucos componentes curriculares e, sobretudo, eliminou os elementos que constituem a formação científica das crianças, promovendo uma exclusão social. Pesquisadores da área do ensino de Ciências Naturais têm mostrado a importância de ensinar conteúdos dessa área para as crianças. As dimensões presentes no ensino de Ciências Naturais desempenham um papel importante para a formação cognitiva e política das crianças. Os modos de pensar racionais, interpretativos, fundado em elementos empíricos abrem articulações de raciocínio sistêmico, além disso, temas dessa área surgem espontaneamente dos depoimentos de crianças, jovens e adultos, na forma de conflitos e problemas. Os professores autorizados a lecionar esses conteúdos nos anos iniciais do EF podem ser formados em cursos de Pedagogia. Esse curso, desde sua criação em 1939, tem sofrido muitas alterações em sua estrutura e finalidades, o que tem conduzido pesquisadores a declararem que sua marca é a falta de identidade. Estudos em currículos e programas de cursos de Pedagogia têm mostrado uma série de fragilidades na estrutura curricular dessas instâncias formativas, inclusive nas disciplinas da área de Ciências Naturais. Diante disso, o objetivo desse trabalho é caracterizar a contribuição de disciplinas da área de Ciências Naturais de cursos presenciais de Pedagogia do Estado de São Paulo para que alunos ¿ futuros professores ¿ possam lecionar conteúdos dessa área nos anos iniciais do EF. Inicialmente, foi realizado um Estudo Exploratório em todos os cursos presenciais de Pedagogia do Estado de São Paulo com o objetivo de conhecer e caracterizar a oferta de disciplinas dessa área. Foram localizados 396 cursos presenciais em atividade no Estado, sendo que somente 25 (6%) pertenciam a instituições públicas e um número superior a 678 disciplinas. Dessas, somente sete (1%) continham títulos que correspondiam a conteúdos específicos de Ciências Naturais a serem ensinados pelos professores. Na sequência foram realizados Estudos de Caso em quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas tradicionais universidades públicas do Estado de São Paulo. Nessa pesquisa foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos e os Planos de Ensino das disciplinas. Os participantes da pesquisa foram dois coordenadores de curso, três professores formadores e 98 alunos, totalizando 103 participantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: (i) questionários semi-estruturados e (ii) entrevistas abertas. Os alunos responderam a um questionário e na sequência, alguns foram convidados a fornecerem entrevista. Os coordenadores de curso e os professores formadores também foram convidados a concederem entrevistas. Os documentos do curso foram analisados por meio da Análise Documental e as entrevistas e parte das respostas dos questionários foram analisadas por meio da Análise Temática. As análises e interpretações dos resultados possibilitaram inferir que os alunos consideram as disciplinas da área de Ciências Naturais importantes para a sua formação, porém, declararam que as mesmas não oferecem conteúdos que eles poderão vir a ensinar; falta de articulação com outras disciplinas do curso e com a realidade escolar. Os depoimentos dos professores formadores revelaram conflitos e ambiguidades, tanto em relação às disciplinas como em relação à estrutura do curso. O mesmo aconteceu com os depoimentos dos coordenadores. Esses resultados permitem sugerir que (i) outros estudos sejam realizados para aprofundar as questões aqui levantadas e (ii) os componentes curriculares de Ciências Naturais dos cursos de Pedagogia sejam revistos

Abstract: In Brazil, there is not a education system with a national education theory to guide the curriculum and education programs. The Federal curriculum direction that regulates the "Fundamental Teaching" (EF) suggests to the curriculum organizers, managers and teachers the Natural Science inclusion (NS) in to the teaching programs for the very first years of basic education. In other way, the EF curriculum from São Paulo State has reduced it components to a few items, eliminating the components related to science teaching for children. Natural Science researchers that works with Main Themes has showed the importance to teach contents from this area of knowledge for children. The existent dimensions of natural science teaching develop a important role in the cognitive and politic formation on young students. The natural way of thinking, interpretative, based on empirical lead to systemic thinking, beyond that, this area themes appears naturally in children, teens and adults speaks with problems and conflicts status. The teachers that could teach those contents in the initial years of EF. may be formed in Pedagogy graduation courses. Since the beginning of this kind of course, in 1939, it has suffered several changes in its structure and goals, leading to researches to say that its "nature" has a lack of identity. Studies in this curriculum and programs are showed lots of "building structure" fragilities, including in the Natural Science disciplines. In light of the above, this work objective was to determine the NS disciplines in the São Paulo State Pedagogy courses so the students ¿ future teachers ¿ could teach this area contents in the initial years of the EF. First of all was made a Exploratory Study in all Pedagogy courses of São Paulo State to know and determine this area disciplines offers. There has been located 396 active courses in the State and a beyond 678 disciplines; from them, only seven (1%) showed specific NS contents to be applied by the teachers. After that was made a Case Study or Multicase Study in four Pedagogy courses from two traditional São Paulo State public universities. In this research was analyzed the Political Pedagogical Project (PPP) for each course and its Teaching Plans for the disciplines. In this phase was analyzed the Political Pedagogy projects from this courses and the disciplines teaching plans. There was 103 participants in the research: two coordinators, three teachers and 98 students. The utilized instruments for data search were: (i) half-structured questionnaires and (ii) open interviews. The students answered to a questionnaire and, finishing it, were invited to be interviewed. The course coordinators and the teachers were invited to give interviews to. The resulting documentation was analyzed through Documentation Analysis and the interviews, along with part of questionnaires answers, through Thematic Analysis. The resultant analysis and interpretations permitted to conclude that the students considers the NS disciplines very important for their formation as teachers but contain lacks, with little hours of classes, with little content that they could teach in the future; no articulation with other course disciplines and the schooling reality. The teachers speak revealed conflicts and ambiguities in relation of the disciplines and the course structure. The same happened to the coordinators. The results may suggest that (i) other studies should be made to deepener the presented questions; (ii) changes should be made in the Natural Science disciplines structures of Pedagogy courses
Subject: Educação - Ensino de primeiro grau
Ciências (Ensino fundamental)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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