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Type: TESE DIGITAL
Title: Proposta de avaliação funcional para crianças com deficiência visual com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde versão para crianças e jovens (CIF-CJ)
Title Alternative: Functional evaluation proposal for visually impairment children based on International Classification of Functioning, Disability and Health - Children & Youth version (ICF-CY)
Author: Alves, Paula Vieira, 1990-
Advisor: Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
Abstract: Resumo: De acordo com uma visão funcional do indivíduo, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que tem como objetivo descrever aspectos relacionados às atividades realizadas e à participação do indivíduo na sociedade. A apropriação da utilização desta Classificação ainda é um processo complexo tanto no âmbito acadêmico, quanto na atuação profissional. O mesmo ocorre na área da deficiência visual (DV). Poucos são os estudos publicados que correlacionam a utilização da CIF com esta população, principalmente quando se trata de crianças. Ainda em uma visão do desempenho funcional, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) é um instrumento que contempla a avaliação global infantil, enfocando os propósitos da CIF. A ausência parcial ou total da visão pode acarretar dificuldades no desempenho de muitas atividades básicas do cotidiano, interferindo nos aspectos relacionados à qualidade de vida do sujeito e de seus familiares. Crianças com DV estão, muitas vezes, sujeitas a uma situação de atraso global do desenvolvimento. Levando em consideração os aspectos abordados, é importante pensar na avaliação da criança com deficiência visual de uma maneira abrangente e funcional. Ou seja, uma avaliação que contemple os comportamentos corporais, cognitivos, sensoriais, comunicativos, afetivos, que influenciam no desenvolvimento, na aprendizagem, no desempenho e na participação de crianças com DV. O presente estudo teve como objetivo propor uma estratégia de avaliação funcional para crianças com deficiência visual por meio do PEDI e de um Protocolo de Avaliação Funcional, e classificá-las de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ). Tratou-se de uma pesquisa exploratória por meio de estudo de caso múltiplo. Participaram da pesquisa cinco crianças com diagnóstico de baixa visão ou cegueira, atendidas na LARAMARA ¿ Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, local da coleta de dados. A fim de estabelecer um parâmetro de avaliação, considerando a faixa etária dos participantes, realizou-se uma correlação entre itens do PEDI e componentes da CIF-CJ. A coleta de dados se deu em três etapas: 1.análise dos dados de prontuário; 2. Aplicação do PEDI por meio de uma entrevista com o responsável pela criança; 3. Aplicação do Protocolo de Avaliação Funcional das Percepções Sensoriais de Crianças com Deficiência Visual Baseado nos Componentes da CIF-CJ, elaborado na pesquisa. Considerando os objetivos deste estudo, acredita-se que a utilização da CIF e da CIF-CJ ainda é um processo que demanda mais investigações e estudos que colaborem tanto na área acadêmica, quanto na área prática profissional. Conclui-se que a estratégia apresentada viabiliza a correlação de aspectos importantes na avaliação de crianças com DV com componentes presentes na CIF-CJ. A metodologia proposta apresentou uma aplicabilidade acessível e de fácil reprodução que pode ser usufruída por áreas multiprofissionais de atuação que lidam com deficiência visual infantil

Abstract: According to a functional vision of the individual, the World Health Organization has developed an International Classification of Functioning Disability and Health (ICF), which aims to describe aspects related to performed activities and the participation of the individual on the society. The appropriation of the usage of this Classification is still a complex process both in the Academic and Professional field. The same occurs on the visual impairment (VI). There are few published studies that make a relation between the use of ICF with this population, especially when it comes to children. Still on a functional performance, the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) is an instrument that compiles the child global evaluation, focusing on purposes of ICF. The total or partial absence of vision can bring difficulties on several basic activities, interfering on aspects related to quality of life of the person and its family. Children with VI are, many times, susceptible to a situation of general delay on its development. Taking into consideration the above mentioned aspects, it is important to think on the evaluation of the children with visual deficiency in a wild and functional range. This means an evaluation that considers corporal, cognitive, sensorial, communicative and affective behaviors that have influence on the development, learning process and performance of children with VI. This paper had as goal to propose a strategy of functional evaluation for children with visual deficiency by PEDI and a Protocol of Functional Evaluation and classify them in accordance to the International Classification of Functioning, Disability and Health ¿ Children & Youth Version (ICF-CY). It was an exploratory research using multiple cases. Have been part of the research five children diagnosed with low vision or complete blindness, taken care of at LARAMARA ¿ Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual -, place of recollection of data. To establish a parameter of evaluation and considering the age range, a relation was made between the items of PEDI and components of ICF-CY. The recollection of data was made in three steps: 1. Analysis of records data; 2. Application of PEDI by an interview with the children's legal responsible; 3. Application of the Protocol of Functional Evaluation of Sensorial Perceptions of the Child with Visual Deficiency based on the components of ICF-CY, created on the research. Considering the goals of this study, it is granted that the use of ICF and of the ICF-CY is still a process that demands more investigation and studies that collaborates both in the Academic and in the Professional field. It was concluded that the presented strategy helps the relation of important aspects on the evaluation of children with VD with components of the ICF-CY. The proposed methodology presented an accessible applicability and it is of easy reproduction that can be used by multiprofessional areas of acting with child visual impairment
Subject: Deficiência visual
Avaliação
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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