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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O programa remédio para alma e suas repercussões na vida dos participantes
Title Alternative: The program medicine for soul and its impact on the lives of the participants
Author: Di Donato Catandi, Mariângela, 1963-
Advisor: Possobon, Rosana de Fátima, 1968-
Abstract: Resumo: Crianças com dificuldades de aprendizagem são aquelas que apresentam problemas comportamentais da infância que podem interferir em suas habilidades acadêmicas. Estudos nacionais apontam as dificuldades de aprendizagem como a principal causa da busca por tratamento psicológico na rede pública. Frente a esta demanda, no ano de 2006, foi elaborado um programa de intervenção clínica e de educação em saúde, oferecido por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família à uma escola pública de ensino fundamental, em cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Este programa, denominado Remédio para Alma, tem como público alvo crianças de 6 a 10 anos de idade, cursando do primeiro ao quinto ano letivo, que apresentam dificuldades de aprendizado detectadas pela professora. O presente estudo teve como objetivo conhecer as repercussões da participação no programa na vida dos alunos, segundo a percepção dos educadores envolvidos. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas em profundidade e após a transcrição das falas, realizou-se a análise dos dados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática de Gomes da qual se extraíram sete temas: acesso ao tratamento; adesão ao programa; aproximação dos pais e interação com a escola e com a Equipe de Saúde da Família; melhora no comportamento; melhora no conhecimento da história do aluno; avanço no processo pedagógico; e repercussão positiva do programa. Concluiu-se que a repercussão do programa na vida do aluno se deu por meio do acesso aos profissionais de saúde e aos tratamentos, que geram supostas melhorias comportamentais, influenciando no desempenho escolar. A aproximação dos pais e sua interação com a Estratégia de Saúde da Família e com a escola também foram apontados como relevantes fatores de repercussão na vida dos alunos participantes do programa

Abstract: Children with learning disabilities are those with behavioral problems in childhood that may interfere with their academic skills. National studies show learning difficulties as the main cause of the search for psychological treatment in public. Faced with this demand, in 2006, it designed a clinical intervention program and health education, offered by a team of the Family Health Strategy to a public elementary school in mid-sized city in the state from Sao Paulo. This program, called Medicine for Soul's target audience is children aged 6 to 10 years old, enrolled in the first to fifth school year, which present learning difficulties encountered by the teacher. This study aimed to assess the impact of participation in the program in the lives of students, according to the perception of educators involved. Therefore, we used a qualitative approach with interviews and after transcription of the speeches, there was the data analysis by the Thematic Content Analysis technique of Gomes from which was extracted seven themes: access to treatment; joining the program; approach of parents and interaction with the school and with the Family Health Team; improvement in behavior; improved knowledge of the history of the student; advancement in the educational process; and positive impact of the program. It was concluded that the impact of the program in the student's life was through access to health professionals and treatment, which generate alleged behavioral improvements, influencing school performance. The approach of parents and their interaction with the Health Strategy for the family and the school were also pointed out as relevant impact factors in the lives of students participating in the program
Subject: Dificuldade de aprendizagem
Educação em saúde
Estratégia Saúde da Família
Editor: [s.n.]
Citation: DI DONATO CATANDI, Mariângela. O programa remédio para alma e suas repercussões na vida dos participantes. 2016. 1 recurso online (61 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321288>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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