Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321277
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Sequência didática sobre dengue : uma proposta pedagógica desenvolvida no 5º ano do ensino fundamental
Title Alternative: Didactic sequence about dengue : a proposal pedagogical developed at 5th year of elementary school
Author: Roberto, Silvana, 1973-
Advisor: Paixão Filho, Fernando Jorge da, 1948-
Abstract: Resumo: Estudos mostram que desde cedo, logo nos anos iniciais, os alunos estão perdendo cada vez mais o interesse em aprender ciência e, consequentemente, poderão levar para os demais anos escolares essa desmotivação. A partir dessa realidade, propusemos trabalhar com alunos de anos iniciais do ensino fundamental com o intuito de não deixar apagar a curiosidade e a motivação em aprender ciências que ainda permanece nos alunos desse ciclo escolar. A pesquisa, do tipo experimental e sem grupo controle, ocorreu em uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual da região de Campinas, São Paulo. Participaram voluntariamente 29 alunos do 5º ano do ensino fundamental e com idades entre nove e dez anos. Nesse contexto, o projeto teve por objetivos elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) a respeito do tema dengue, contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes sobre o tema e favorecer a mudança de atitude dos alunos de forma ativa e transformadora da sua realidade. A partir do problema de pesquisa ¿ que interações sociais e conhecimentos construídos pelos estudantes são possibilitados por uma Sequência Didática sobre dengue? ¿, foram planejadas atividades, em conjunto com a professora da turma, e aplicadas com os alunos nas aulas de Oficina de Qualidade de Vida (OQV) no período contrário das aulas do currículo básico. Os dados foram coletados por meio de diário de campo da pesquisadora e da professora participante, de registros através de textos elaborados pelos alunos e das gravações audiovisuais das aulas. A análise de resultados focalizou as interações entre aluno - aluno, entre aluno - pesquisadora/professora e os conhecimentos construídos pelos alunos através das interações. No modelo de ensino adotado, pretendia-se que o aluno participasse das discussões, expusesse suas ideias na tentativa de aproximá-lo do conhecimento científico e fazer conexões com sua realidade de maneira estimuladora e ao mesmo tempo prazerosa, sem a intenção de decorar ou cobrar conceitos. Palavras chave: Sequência didática, dengue, ensino fundamental, ensino de ciências

Abstract: Studies show that early, just in the early years, students are losing more and more interest in learning science. What, therefore, could lead to other school years this demotivation. Thinking from this reality we set out to work with students in the early years of elementary school in order to not let erase curiosity and motivation to learn science that still remains on the students of this school year. The research, experimental type and no control group occurred in Full Time School (FTE) students of the 5th year of primary school - teacher Newton Silva Telles, Campinas region - São Paulo. Voluntarily participated 29 students aged between nine and ten years. In this context, the project aimed to develop and implement a Didactic Sequence (SD) on the subject dengue, contributing to the process of teaching and learning of the students on the subject, in addition to favoring the change actively attitude and transforming the your reality. From the definition of the proposed problem ¿ that social interactions and knowledge built by students are made possible by a Didactic Sequence of dengue? activities were planned in conjunction with the class teacher and applied with students in Quality of Life Workshop classes (OQV) in the opposite period of the classes of the core curriculum. Data were collected through daily field researcher and participant teacher, records through text prepared by students and audiovisual recordings of classes. The result of analysis was through interactions between students and between student - researcher / teacher and knowledge built by students through interactions. In this teaching model the search was for the student to participate in discussions, expose their ideas in an attempt to bring it scientific knowledge making connection of your reality stimulating way and at the same time enjoyable, without the intention to decorate or charge concepts. Keywords: didactic sequence, dengue, elementary school, science education
Subject: Sequência didática
Dengue
Ensino fundamental
Ciências (Ensino fundamental)
Editor: [s.n.]
Citation: ROBERTO, Silvana. Sequência didática sobre dengue: uma proposta pedagógica desenvolvida no 5º ano do ensino fundamental. 2016. 1 recurso online (131 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321277>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Roberto_Silvana_M.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.