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Type: TESE DIGITAL
Title: A contextualização nos itens de física do ENEM = possibilidades e limites = The contextualization in ENEM physics items: possibilities and limits
Title Alternative: The contextualization in ENEM physics items : possibilities and limits
Author: Yaguti, Ricardo, 1990-
Advisor: Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Abstract: Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as possibilidades e limites da contextualização dos itens de Física do ENEM. Devido à sua abrangência, os resultados desse exame contribuem para análises educacionais, fazendo-se necessário investigar se o ENEM, realmente, cumpre com o propósito de verificar as competências e habilidades dos participantes. Entre diferentes possibilidades, a contextualização dos itens toma a frente dessa verificação. Para a coleta de dados, elaboramos um instrumento, chamado "Simulado do ENEM", contendo 11 problemas, sendo 5 com contexto (originais do ENEM), 5 descontextualizados e uma questão âncora. Os problemas foram selecionados entre os itens de Física da prova de Ciências da Natureza, de 2009 até 2012, que apresentaram algum tipo de contextualização. A escolha levou em consideração o potencial de reformulação apenas com a retirada do texto introdutório/contexto do item. O instrumento foi aplicado para 635 alunos, concluintes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Os resultados passaram por análises estatísticas que permitiram comparar o desempenho dos alunos frente aos dois estilos de questões, possibilitando a identificação de itens e conteúdos de Física mais ou menos adequados para serem contextualizados. Do ponto de vista do desempenho geral, o desempenho em questões contextualizadas e descontextualizadas não apresentou diferenças estatisticamente significantes. A contextualização presente nos itens analisados não interferiu significativamente no desempenho dos respondentes. Os resultados permitiram identificar que alguns itens apresentaram uma baixa qualidade de contextualização, visto que os índices de acerto pouco se diferenciaram, quando comparamos o desempenho nas duas versões. Os itens analisados que envolvem temas relacionados a energia, tema recorrente no ENEM, mostraram exemplos de contextos de qualidade duvidosa, com textos extensos e que pouco contribuíram para a resolução do problema proposto. Em contrapartida, um item envolvendo assuntos relacionados a ondulatória apresentou uma boa qualidade de contextualização, sendo diferencial positivo para a resolução do problema. Esses resultados indicam a necessidade de novas observações sobre a qualidade da contextualização presente nos itens de Física do ENEM e fornecem alguns argumentos para a elaboração de itens que realmente estabeleçam conexões entre o contexto e a resolução dos problemas propostos

Abstract: This research aims at the possibilities and limits of Physics' items on ENEM. Due to their scope, the results of this exam contribute to educational analysis, and there is a necessity of investigation if ENEM, in fact, covers its purpose of verifying competences and abilities of candidates. Between different possibilities, items contextualization take the lead of this verification. Data was collected by an instrument called "Simulado do ENEM" containing 11 problems, in which 5 have context (original from ENEM), 5 are out of the context and one main question. The problems were selected among Physics items of Nature Sciences test, from 2009 to 2012, which present some type of contextualization. The choice was made considering the potential of reformulation of the question by withdrawal of the introduction/contextualization text. The instrument was applied for 635 students, which were concluding High School, from both public and private schools. The results were obtained by statistical analysis that permitted a comparison between students' performance in both questions types, enabling identification of appropriate items and contents of Physics for contextualization. From the viewpoint of general performance, contextualized and out of context questions did not present meaningful statistical differences. Contextualization in the analyzed items did not interfere significantly in students' performance. The results enabled identification of some items that presented low quality of contextualization, since ratings were similar in both versions. The analyzed items which involve Energy as a subject, a reoccurring theme on ENEM, showed examples of contexts with doubtful quality, containing extense texts that contributed too little to the resolution of the problem. However, an item involving subjects related to Waves presented good quality of contextualization, which was helpful to solve a problem. These results indicate the necessity of new observations about quality of contextualization in Physics items on ENEM, and they provide some arguments for the elaboration of items that really entrench connections between the context and the resolution of the problem
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Contextualização
Física
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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