Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321273
Type: TESE DIGITAL
Title: Programa institucional de bolsas de iniciação à docência = PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores sobre uma perspectiva interdisciplinar=Institutional program initiation grants to teaching: PIBID and its contribution in the initial training of teachers on an interdisciplinary perspective
Title Alternative: Institutional program initiation grants to teaching : PIBID and its contribution in the initial training of teachers on an interdisciplinary perspective
Author: Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
Advisor: Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Abstract: Resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar a inserção dos licenciandos em atividades práticas interdisciplinares propostas pelo PIBID ¿ Subprojeto Interdisciplinar da UFSCar campus Sorocaba. Para tanto, investigou-se um grupo formado por cinco bolsistas participantes do Subprojeto Interdisciplinar, advindos de áreas diferentes de estudo, contudo, alunos de licenciaturas. Foram utilizados como material de análise os relatórios individuais, entrevistas em grupo e questionários semiestruturados produzidos pelos bolsistas. A metodologia empregada baseia-se nos núcleos de significação, os quais permitiram um aprofundamento nas apropriações dos indivíduos. Através de análise, estabeleceu-se um conjunto de cento e setenta e três pré-indicadores possibilitando um aprofundamento nas concepções dos sujeitos acerca do trabalho interdisciplinar proposto, de seu processo de formação através de vivências na escola básica e as ações realizadas. Tais pré-indicadores, analisados em conjunto, possibilitaram a construção de vinte e um. Esses indicadores deram origem a cinco núcleos de significação buscando apreender o significado para os bolsistas sobre a articulação e o trabalho interdisciplinar ocorrido entre Ciência e Arte, aproximação entre teoria e trabalho prático interdisciplinar, a escola básica e o processo de formação inicial docente e a escolha pela profissão, evidenciando os conflitos emergidos através do trabalho em grupo. Consideramos através das análises realizadas que o PIBID, por meio do subprojeto interdisciplinar, permitiu uma aproximação entre licenciando, universidade e escola básica, aproximando teoria e prática, inserindo-os e incentivando-os à docência, o que se mostrou como significativo através das falas dos bolsistas

Abstract: This study aimed to analyze the insertion of licentiate in interdisciplinary practical activities proposed by PIBID - Subproject Interdisciplinary UFSCar Sorocaba campus. Therefore, we investigated a group of five participants Fellows Interdisciplinary Activity, coming from different areas of study, however, undergraduate students. They were used as the individual reports analysis of material, group interviews and semi-structured questionnaires produced by scholars. The methodology is based on the meaning core, which allowed a deepening in the appropriations of individuals. Through analysis, it was established a hundred together and seventy-three pre-indicators enabling a deepening in the concepts of the subjects on the proposed interdisciplinary work, the process of training through experiences in primary school and the actions taken. Such pre-indicators, taken together, made possible the construction of twenty-one. These indicators gave rise to five meaning core seeking to understand the meaning for the stock over the joint and interdisciplinary work occurred between science and art, bringing together theory and interdisciplinary practical work, the basic school and the process of initial teacher training and the choice by profession, emerged showing the conflicts through group work. Considered through the analyzes that PIBID, through interdisciplinary subproject allowed a connection between licensing, university and elementary school, approaching theory and practice, placing them and encouraging them to teaching, which was shown as significant through the lines of the stock exchange
Subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Professores - Formação
Núcleos de significação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matos_AlanHenriquedeMelo_M.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.