Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321269
Type: TESE DIGITAL
Title: Desdobramentos da participação de estudantes do ensino médio em programas de divulgação científica = Outcomes about high school student's participation on science communication programs
Title Alternative: Outcomes about high school student's participation on science communication programs
Author: Higino, Juliana de Oliveira, 1985-
Advisor: Rossi, Adriana Vitorino, 1965-
Abstract: Resumo: A partir de iniciativas de divulgação cientifica e estratégias de educação não formal, têm surgido programas para inserir estudantes da educação básica em atividades integrativas com ciências, artes e pesquisa acadêmica, incentivando o despertar cientifico e artístico, além de buscar motivar a opção pelo ensino superior. Nesse contexto, a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, desenvolve junto à sua Pró-Reitoria de Pesquisa, dois programas consolidados, que fomentam a interação entre estudantes e professores da educação básica e a comunidade universitária: Ciência & Arte nas Férias (CAF) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Em nossa pesquisa, investigamos se a participação nesses programas modifica estudantes do ensino médio, buscando dados de aspectos relacionados com contribuições para sua formação, motivações pessoais e profissionais, interesse por ciências e/ou pelo ingresso no ensino superior. A abordagem metodológica foi qualitativa com a utilização da análise de conteúdo como técnica para análise dos dados. Iniciamos com um levantamento dos objetos documentais (informações institucionais oficiais) disponíveis nos acervos dos programas CAF e PIBIC-EM e, posteriormente, elaboramos um questionário on-line que foi respondido por egressos dos programas. Os resultados encontrados indicaram fatores motivacionais importantes nos estudantes após participação nestes programas de divulgação e produção científica e inserção social, principalmente no que diz respeito a perspectivas de futuro

Abstract: Due to scientific communication initiatives and non-formal educational strategies, several programs have immerged that seek to foster the contact between Basic Education students and activities related to science, arts and academic research. This contact encourages the students¿ scientific and artistic awakening, which in turn helps motivate them in choosing to obtain a Higher Education degree. In this context, the University of Campinas (UNICAMP), in partnership with the office of the Vice President for Research, nurtures two already consolidated programs that stimulate the interaction between Basic Education students and the university¿s community: the Ciência & Arte nas Férias (CAF) and the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). In this research, we investigated the impact that these programs have on High School students by collecting data pertaining to their personal experiences, personal and professional drives, their interest for science and their desire to get a Higher Education. Content analysis techniques were used in order to analyze the data obtained. We started by carrying out an analysis of official institutional documents, available on the CAF and PIBIC-EM archives. After this initial analysis, we elaborated an on-line survey that was answered by students who had already completed at least one of the programs. The results indicated that, after participating in these programs, students gained important motivational factors, especially in regard to their future perspectives
Subject: Divulgação científica
Motivação na educação
Estudantes do ensino de segundo grau
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Higino_JulianadeOliveira_M.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.