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Type: TESE DIGITAL
Title: O outro na escola : algumas representações a respeito das diferenças
Title Alternative: The other in the school : some representations regarding differences
Author: Figueirêdo, Luciana Cabral, 1983-
Advisor: Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Abstract: Resumo: A pesquisa retratada nesta tese tem como tema central as representações de profissionais da educação ¿ professores, coordenadores, diretores e intérpretes a respeito das diferenças que circulam em duas escolas localizadas na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Tendo como objetivos analisar as representações da comunidade escolar para crianças que, por questões diversas, desviam do padrão de idealizado por profissionais da educação e discutir a atuação de profissionais de saúde no contexto educacional, na primeira escola, aqui chamada de "escola da inclusão" são abordadas as representações de intérpretes de Língua de Sinais para os surdos que estudam no ensino fundamental. Também tomando esta instituição como cenário de pesquisa, são consideradas as representações de professores e coordenadores para uma criança considerada portadora de dificuldade de aprendizagem ¿ Murilo. Na outra escola que foi cenário dessa pesquisa, a "escola do mutirão", foram abordadas, por meio do discurso da diretora da instituição, as representações acerca das crianças que lá estudam e que fazem parte de uma comunidade marginalizada na cidade de João pessoa. Por se caracterizar como uma pesquisa qualitativa, com viés interpretativista, seu corpus é constituído por registros gerados em diários de campo, diários retrospectivos e observação participante nas duas escolas da rede pública de ensino do município de João Pessoa ¿ Paraíba. Para a constituição da fundamentação teórica e a realização da análise dos dados, foram adotados quatro conceitos: representação a partir das leituras de Silva (1995, 2000, 2001, 2006, 2009) Hall (1997), Woodward (2009) e Skliar (2003); identidade, com base nas contribuições teóricas de Hall (2000), Bauman (2005), Signorini (1998), Silva (2009), Moita Lopes (2002, 2003), Maher (1998) e Cavalcanti (2003). O conceito de identidade foi relacionado ao conceito de interação nos moldes propostos por Signorini (1998). Também é abordado o conceito de discurso com alicerce, principalmente, nas leituras de Bakhtin (1992/2003). Na análise dos dados foi possível observar que, para os sujeitos participantes do estudo as diferenças continuam sendo consideradas um desafio para a escola, e que as crianças que apresentam quaisquer diferenças no processo de escolarização são consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem. Estas crianças e/ou suas famílias são ainda consideradas as principais responsáveis pelos problemas no processo ensino-aprendizagem. Além disto, os discursos dos participantes ainda sugerem que para a resolução de suas dificuldades, tais crianças devem ser encaminhadas para serviços/profissionais especializados

Abstract: The research depicted in this thesis is focused on the representations of education professionals - teachers, coordinators, directors and interpreters of the differences that circulate in two schools located in the city of Joao Pessoa, Paraiba. With the objective to analyze the representations of the school community for children who, for various reasons, deviate from the standard devised by education professionals and discuss the health professionals acting in the educational context. In the first school, here called "the inclusion school" representations of sign language interpreters are addressed for the deaf who study in elementary school. Also taking this institution as a research setting, the representations of teachers and coordinators for a child considered carrier of learning disability ¿ Murilo ¿ are considered. In another school that was the scene of this research, the "joint effort of the school" were addressed by the director of the discourse of the institution, the representations about the children there studying and part of a marginalized community in João Pessoa city. For being a qualitative research, with interpretive bias, its corpus consists of records generated in field diaries, retrospective diaries and participant observation in both public schools in the city of João Pessoa - Paraiba. To constitute the theoretical foundation and the completion of data analysis, four concepts were adopted: representation from the readings of Silva (1995, 2000, 2001, 2006, 2009) Hall (1997), Woodward (2009) and Skliar (2003); identity based on theoretical contributions of Hall (2000), Bauman (2005), Signorini (1998), Silva (2009), Moita Lopes (2002, 2003), Maher (1998) and Cavalcanti (2003). The concept of identity was related to the concept of interaction as proposed by Signorini (1998). Also, the concept of speech with foundation is discussed; especially in the readings of Bakhtin (1992/2003). Data analysis showed that for participants in the study the differences are still considered a challenge to school, and children who show any differences in the educational process are considered as having learning difficulties. These children and / or their families are still considered the main responsible for the problems in the teaching-learning process. In addition, the speeches of the participants also suggest that for the resolution of their difficulties such children should be referred for specialized services / professionals
Subject: Representação (Linguística)
Sujeito (Analise do discurso)
Educação especial
Fonoaudiologia
Administradores escolares
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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