Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321245
Type: TESE DIGITAL
Title: Objetos de aprendizagem para ensino de literatura em repositórios públicos brasileiros
Title Alternative: Learning objects for teaching literature in brazilian public repositories
Author: Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
Advisor: Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Abstract: Resumo: Inserido no campo aplicado dos estudos da linguagem, este trabalho está voltado, primeiramente, para compreender em maior profundidade algumas das características dos objetos de aprendizagem e as funcionalidades dos repositórios de objetos de aprendizagem. Nosso interesse particular é verificar a dimensão pedagógica desses objetos e as possibilidades de uso significativo de repositórios públicos para ensinar literatura no Ensino Médio. Esta investigação está embasada numa metodologia qualitativa e interpretativista de análise de dados, incluindo, outras abordagens também necessárias. Os dados são extraídos de um corpus formado por 485 objetos de aprendizagem indicados ao ensino de literatura no Ensino Médio em dois repositórios públicos brasileiros. A base teórica desta pesquisa adota alguns conceitos essenciais sobre multiletramentos: available design, designing, re-designed, mimesis, synthesis, reflexivity (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) que contribuem para as reflexões ao longo das análises na compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e dos modelos (designs) de aprendizagens para ensino de literatura. As perspectivas dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) colaboram também para tentar compreender outras mentalidades e mudanças de posturas para ensinar literatura utilizando esses objetos de aprendizagem desses repositórios públicos. As análises revelam que esses dois repositórios públicos brasileiros são iniciativas relevantes para o contexto brasileiro de Ensino Médio, entretanto, há necessidade de outras discussões mais amplas e consistentes, que objetivem avanços mais expressivos em relação às propostas de ensinar literatura com o uso de objetos de aprendizagem

Abstract: Inserted in the field of applied language studies, this work is addresses primarily for understanding deeply some characteristics of learning objects and the functions of learning object repositories. Our special interest is to verify the pedagogical dimension of these objects and the possibilities for significant use of public repositories for teaching literature in the Brazilian Middle School context. This research methodology is grounded in a qualitative and interpretive analysis of data, including additional approaches also necessary. The data are extracted from a corpus formed by 485 learning objects for teaching literature in the Brazilian Middle Schools in two Public Brazilian Repositories. The theoretical bases of this research are some essential concepts as multiliteracies: available design, designing, re-designed, mimesis, synthesis, reflexivity(COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) that contribute to understand the contents of learning objects as well as about learning designs for teaching literature. In this study, new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) perspectives are also considered an attempt to understanding new ethos and new mindset for teaching literature using learning objects of these public repositories. Our analyses show that these two public repositories are relevant initiatives in Middle School Brazilian context, but it is necessary more consistent discussions concerning proposals of teaching literature using learning objects
Subject: Repositórios institucionais - Brasil
Objetos de aprendizagem
Letramento - Estudo e ensino (Ensino medio) - Brasil
Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino
Multiletramentos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fernandes_MarlyAparecida_D.pdf8.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.