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Type: TESE DIGITAL
Title: Um estudo exploratório e propositivo sobre avaliação de aplicativos móveis para aprendizagem de línguas
Title Alternative: An exploratory and proactive study about evaluation of mobile learning languages apps
Author: Farhat, Natasha Guimarães Konopczyk Maluf, 1989-
Advisor: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Abstract: Resumo: Marcado por bases qualitativas e interpretativistas, este trabalho, de cunho exploratório, teve como objetivo central criar um conjunto de critérios voltado para a avaliação de aplicativos de aprendizagem de línguas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das teorizações e pesquisas que envolvem aprendizagem móvel e uso de aplicativos na aprendizagem de línguas. As teorizações sobre aprendizagem móvel no campo de línguas estrangeiras (SHARPLES, 2011; PEGRUM, 2014, entre outros) e as teorias que embasam a ideia de multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009) e novos letramentos, serviram como aporte teórico-analítico para este trabalho, além de auxiliarem na elaboração dos critérios de avaliação citados. Para atingir os objetivos colocados para esse estudo, foram utilizados, a partir de uma análise crítica, critérios elaborados pelos autores McQuiggan; Kosturko; McQuiggan e Sabourin (2015), para a análise de aplicativos móveis. Posteriormente, foi realizada a análise de um aplicativo, a saber, Babbel, para o nível iniciante na versão gratuita, o qual foi utilizado pela pesquisadora como meio de aprendizagem de uma língua estrangeira. Essa experiência de uso do aplicativo serviu também como base de análise para a elaboração dos critérios avaliativos propostos nesse estudo. Os resultados desta pesquisa evidenciam um caráter demasiadamente gramaticalista e comportamentalista em relação à aprendizagem de LE, no que se refere às atividades propostas pelo aplicativo analisado, bem como um distanciamento dessas propostas e as expectativas da usuária do aplicativo, principalmente no que se refere à limitação deste em possibilitar situações e contextos de aprendizagem de ordem mais situada e com um caráter mais desafiador (SHARPLES, 2005, 2011; PEGRUM, 2014

Abstract: Revealing a qualitative and interpretative basis, this work of exploratory nature, had as its central objective to create a set of criteria aimed at the evaluation of language learning apps. Therefore, a literature survey about theories and research involving mobile learning and use of apps in language learning were accomplished. The theoretical frame concerning mobile learning in the foreign language field (SHARPLES 2011, PEGRUM, 2014 among others) and the theories that support the idea of multiliteracies (COPE e KALANTZIS, 2000; ROJO 2009) and new literacies served as an analytical basis for this work and offered grounds for the preparation of the named evaluation criteria. To develop analytical guidelines to support language learning apps evaluation, the checklist created by McQuiggan; Kosturko; McQuiggan and Sabourin (2015) was used and expanded. Next, the app Babbel, beginner¿s course in its free version, was evaluated based on the such guidelines. This evaluation was confronted with the views of the researcher of this study, who played the role of a user of such app, as far as the capacity of the app to promote meaningful is concerned. The results of this research show a very grammaticalistic and behaviorist nature in relation to language learning, as well as concerning the activities proposed by the analyzed app. As a conclusion, it is possible to say that there is a gap between what the app offers and what the user expects. It is also possible to affirm that app shows a very limited potential towards promoting situated, meaningful, mobile learning experiences. (SHARPLES, 2005; 2011; PEGRUM, 2014)
Subject: Linguas - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Aprendizagem
Software de aplicação - Avaliação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Computação móvel
Multiletramentos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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