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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Programando a arquitetura escolar : a relação entre ambientes de aprendizagem, comportamento humano no ambiente construído e teorias pedagógicas
Title Alternative: Programming school architecture : the relationship between learning, human behavior in the built environment and pedagogical theories
Author: Alvares, Sandra Leonora, 1969-
Advisor: Kowaltowski, Doris C. C. Knatz, 1944-
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa investigou três temas distintos: Arquitetura Escolar, Métodos pedagógicos e Psicologia Ambiental. A intenção do estudo foi adquirir e organizar informações que orientem a elaboração de projetos de ambientes de aprendizagem mais adequados às atividades que abrigarão e que facilitem a apropriação do espaço pelos usuários. Pesquisas destacam não apenas a importância que o ambiente de aprendizagem tem para a educação, mas, também, como os espaços físicos escolares de qualidade interferem positivamente no ensino de crianças e jovens. Estudos idealizam que o ambiente de aprendizagem pode ser considerado como sendo o Terceiro Professor - 1. Professor, 2. Material Didático, 3. Ambiente Físico -, o qual deve possuir qualidades que o torne capaz de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas; de gerar mudanças; de favorecer escolhas e atividades; de propiciar diferentes aprendizagens como a social, a afetiva e a cognitiva. Sabe-se, ainda, que as informações importantes estão espalhadas pela literatura, dificultando a localização desses dados para que sejam incorporados no desenvolvimento do projeto pelo projetista que almeja conhecimentos - tanto subjetivos como técnicos em relação às diversas pedagogias e a Psicologia Ambiental - com a intenção de conceber espaços seguros, acolhedores e humanos que apoiem o ensino e a aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo identificar e organizar requisitos de projeto do edifício escolar que norteiem a construção de espaços de aprendizagem do ensino fundamental, relacionando comportamento humano e ambiente construído, bem como teorias pedagógicas. Fizeram parte da pesquisa bibliográfica as teorias do ensino tradicional, comportamentalista, cognitivista, comunidades de aprendizagem; e as pedagogias Montessori, Waldorf e Reggio Emilia. Para tanto, etapas foram cumpridas: na primeira, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, adotando um levantamento sistemático da literatura sobre os três temas em foco - ambientes de aprendizagem, teorias pedagógicas e Psicologia Ambiental -; na segunda, informações foram filtradas e ordenadas com o suporte da estrutura conceitual "Problem Seeking"; e na terceira, criou-se um Banco de Dados (BD) a partir do programa da Microsoft ACCESS. Criou-se, assim, um site ¿ que recebeu o nome de Arquiteturas & Pedagogias - para abrigar especialmente o BD. Este foi apresentado a projetistas, pedagogos, alunos e pais com a intenção de obter, por meio de um questionário, as opiniões sobre a usabilidade, o conteúdo e a aplicação ao processo de projeto de arquitetura escolar. O BD foi considerado uma importante ferramenta de apoio ao processo de projeto, pois organizou de maneira clara - e de fácil acesso ¿ as questões relacionadas às teorias pedagógicas e à Psicologia Ambiental, proporcionando o entendimento de como elas podem ser traduzidas em soluções projetuais de arquitetura escolar. Dessa maneira, considera-se que ¿ por meio de ambientes de aprendizagem de qualidade - a pesquisa contribuiu para a melhoria da educação fundamental do país

Abstract: In this research, three distinct themes have been investigated: school architecture, teaching methods and environmental psychology. The purpose of the study was to collect and sort out information that should guide the design of more appropriate learning environments for the activities that they will house and that facilitate the appropriation of the space by their users. Researches highlight not only the importance that the learning environment has for education, but also how quality school physical spaces positively affect the education of children and adolescents. Scholars conceive that the learning environment can be considered as the Third Teacher - First, the Teacher; Second, the Learning material; and Third, the Physical space. Such learning environment should have some qualities which make the learning environment capable of promoting pleasant relationships among people, providing changes, promoting choices and activities, as well as encouraging different social, affective and cognitive learning experiences. It is also known that the important information is dispersed in the literature, which makes it difficult to pinpoint the information so that it may be incorporated into the development of the project. The designer aims for both subjective and technical knowledge about the different pedagogies and environmental psychology, with the intention of designing safe, welcoming and humane spaces to support teaching and learning. The main objective of this research was to identify and organize information that should guide the school architecture design project of elementary level schools, relating human behavior to built environment, as well as to pedagogical theories. The following theories were part of the bibliographical research: the traditional, behavioral and cognitive education, learning communities and the Montesori, Waldorf, Reggio Emilia pedagogies. This research has been carried out according to the following steps. Firstly, a literature research was conducted, adopting a systematic review of the literature about the three topics into focus: learning environments, pedagogical theories and environmental psychology. Secondly, the information was sorted and ordered with the support of the conceptual framework "Problem Seeking". Thirdly, a database (DB) has been created by using the Microsoft ACCESS program. Finally, a website called Arquiteturas & Pedagogias (Architectures & pedagogies) was created with the special purpose of housing the DB. Both the website and the DB were presented to designers, educators, students and parents in order to collect, by means of a survey, opinions about their usefulness, content and applicability to the school architecture design process. The DB was considered an important tool for the support of the design process. The DB¿s content organized, in a clear and accessible way, issues related to pedagogical theories and environmental psychology, provide the understanding of the how they can be translated into design solutions for school architecture. In this fashion, we consider that this research has contributed to the improvement of the elementary education in the country by means of quality learning environments
Subject: Ambiente de aprendizagem
Arquitetura escolar
Psicologia ambiental
Métodos de ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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