Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321165
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Desenvolvimento profissional de professores de Matemática de uma comunidade com práticas investigativas : o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ
Title Alternative: Professional development of mathematics teachers of a community with investigative practices : the case of Colégio de Aplicação da UFRJ
Author: Spiller, Lílian Karam Parente Cury, 1972-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Com o objetivo de compreender como se dá o processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática que participam de uma comunidade com práticas investigativas ¿ o Colégio de Aplicação da UFRJ ¿, este estudo buscou e discutiu indícios de desenvolvimento profissional de três professores, ao longo de suas trajetórias estudantil e docente, com destaque para o período de participação nessa comunidade. A metodologia do estudo se aproxima da pesquisa narrativa, tendo como principal material de campo as entrevistas semiestruturadas realizadas com cada participante. Para a textualização das narrativas de desenvolvimento profissional, consideraram-se também alguns trabalhos escritos ou publicados pelos professores, bem como as memórias da pesquisadora. O processo de análise das narrativas ¿ estruturado em torno de dois eixos analíticos emergentes e inter-relacionados: os fatores catalisadores do desenvolvimento profissional e as evidências desse desenvolvimento ¿ utilizou as lentes do referencial teórico adotado para a compreensão dos conceitos de: desenvolvimento profissional; domínios do conhecimento matemático para o ensino; postura investigativa; aprendizagem situada; e sustentabilidade no contexto escolar. Os resultados obtidos mostram dois aspectos relevantes de um contexto de trabalho que favorece o desenvolvimento profissional dos professores: propiciar uma carreira profissional minimamente atraente, pela oferta de um salário adequado e por uma boa distribuição do tempo dedicado ao ensino e às outras atividades pertinentes à docência, inclusive ao estudo e à pesquisa do professor sobre sua prática; e ser uma comunidade de aprendizagem, com uma cultura de trabalho colaborativo e investigativo que promove e sustenta práticas educativas qualificadas, que garantam a aprendizagem dos alunos e dos próprios professores. Os conhecimentos e as aprendizagens continuamente desenvolvidos nesse contexto de trabalho alimentam, em alunos e professores, o prazer de aprender e, portanto, de ali permanecer

Abstract: With the objective of comprehending how the process of professional development of mathematics teachers who participate in a community where investigative practices take place ¿ the Colégio de Aplicação da UFRJ ¿, this study sought out and discussed signs of professional development of three teachers during their student and teaching trajectory, highlighting their period of participation in this community. The study methodology resembles a narrative inquiry, since the main material from the field research are the semi-structured interviews done with each participant. For the textualization of the professional development narratives, some teachers¿ written and published work, as well as the researcher¿s memories were considered. The analysis process of these narratives ¿ structured around two emergent and inter-related analytical axes: the professional development catalyst factors and the evidence of its development ¿ utilized the lenses of the theoretical reference used to comprehend the concept of: professional development; domains of mathematical knowledge for teaching; inquiry as stance; situated learning; and sustainability in a school context. The results obtained show two relevant aspects of a work context which favors the teacher¿s professional development: provide a minimally attractive professional career by offering an adequate salary and a good time distribution dedicated to teaching and other activities related to teaching, including the teacher¿s study and research of his or her own practices; and to be a learning community with a cooperative and investigative work culture that promotes and sustains qualified educative practices that guarantee the students¿ learning and the teachers learning as well. The knowledge and learning that are continually developed in this work context nurtures, in students and teachers, the pleasure of learning and, therefore, of remaining in that community
Subject: Educação matemática
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Sustentabilidade
Editor: [s.n.]
Citation: SPILLER, Lílian Karam Parente Cury. Desenvolvimento profissional de professores de Matemática de uma comunidade com práticas investigativas: o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2016. 1 recurso online (222 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321165>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Spiller_LilianKaramParenteCury_D.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.